As mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio

Authors

  • Ana Paula Inácio Diorio IFRJ
  • Giselle Rôças Fonseca IFRJAs mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio

DOI:

https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-624

Abstract

O presente artigo trata de umapesquisa empírica com foco no Ensino de Ciências, realizada numa escola pública de formação deprofessores em nível médio localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro.A pesquisa, cuja investigação se deu acerca da utilização das mídias na salaaula como ferramenta pedagógica, foi desenvolvido com um grupo de 11 alunosatravés de um ciclo de oficinas que foram realizadas em julho de 2011. Oemprego de uma metodologia do tipo participante permitiu incentivar um métodode trabalho voltado para uma construção dialógica e a discussão dos impactos esperados,os quais se relacionam às questões educacional, tecnológica, científica esocial. Os resultados apontam que as mídias podem ser empregadas comoferramenta pedagógica e contribuir para ensino de ciências e, consequentemente,para a alfabetização científica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Inácio Diorio, IFRJ

Programade Pós-graduação Ensino de Ciências- PROPEC do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Mestrado Profissional em Ensinode Ciências – Rua Lúcio Tavares, 1045, Centro, Nilópolis. CEP: 26530-060Telefone: (21) 2691-9826

Giselle Rôças Fonseca, IFRJAs mídias como ferramenta pedagógica para o Ensino de Ciências: uma experiência na formação de professores de nível médio

Programade Pós-graduação Ensino de Ciências- PROPEC do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Mestrado Profissional em Ensinode Ciências – Rua Lúcio Tavares, 1045, Centro, Nilópolis. CEP: 26530-060 Telefone: (21) 2691-9826

References

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 4ª Ed. Edições 70, 2010.
BARROQUEIRO, C.H et al. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências e matemática: uma benção ou um problema? Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.
BATISTA, R.A. Mídia & Educação: teorias do jornalismo em sala de aula. Brasília; Thesaurus, 2007
BELLONI, M, L. O que é mídia-educação? Campinas: Autores Associados, 2005.
BERALDO, H. Contribuições da Química Inorgânica para a Química medicinal. Cadernos temáticos de Química Nova na Escola. Nº 6, 2005.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. 15ª Ed. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria da Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 1998.
BUCKINGHAM, D. After the death childhood: Growing up in the age of electronic media. Cambridge, England: Polity Press, 2000.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CALDAS, G. Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117-130, 2006.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2006.
CITELLI, A. Educação e mudanças: novos modos de conhecer In: Outras linguagens na escola. São Paulo. Cortez, 2004.
DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J.A; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2ed. São Paulo: Cortez, 2007.
FILHO, J.F; LEMOS, J.F. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração Digital” na mídia impressa brasileira. Comunicação, mídia e consumo, vol 5 n 13 p. 11, 2008.
KRASILCHIK, M; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2006.
LORENZETTI, L. DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 0 3, n. 01, 2001.
MARTINHO, T. POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Espanha, vol.8, n.2, p. 527-538, 2009.
MOREIRA, A.S. Cultura midiática e educação infantil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 85, p. 1203-1235, 2003.
NAPOLITANO, M. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo. Contexto, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
JARDIM, W.F. A evolução da atmosfera terrestre. Cadernos temáticos de Química Nova na Escola. Edição especial, 2001.
OSBORNE, Jonathan. Towards a more social pedagogy in science education: the role of argumentation. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 7 No 1, 2007. Disponível em: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/69/62.
OLIVEIRA, J.S de; MARTINS, M.M; APPELT, H.R. Trilogia: Química, Sociedade e Consumo. Química Nova na Escola, Vol. 32, N° 3, 2010.
SILVA, L.A. ANDRADE, J.B. A Química a serviço da humanidade. Cadernos temáticos de Química Nova na escola. Nº 5 de 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2005.
UNESCO. Educação, um Tesouro a Descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. Porto: Asa. (Coord. de Jacques Delors), 1996.

Published

2013-12-13

Issue

Section

Artigos