Alfabetização Científica: apropriações discursivas no desenvolvimento da escrita de alunos em aula de Ecologia
DOI:
https://doi.org/10.25119/praxis-5-10-581Abstract
Um ponto importante para o processo de alfabetização científica é o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita do aluno uma vez que, as formas textuais da ciência são bastante peculiares e distantes da linguagem do nosso cotidiano. Com o intuito de melhor compreender esse processo, buscamos neste trabalho entender o desenvolvimento da escrita de alunos do 6° ano em uma aula de Ecologia. Especificamente, olhamos se os alunos se apropriam de discursos alheios, de que maneira isso é feito e a relação disso com a qualidade conceitual das produções escritas. Para isso uma sequência didática sobre mudanças na vegetação de uma restinga foi aplicada, gravada e, posteriormente, transcrita e analisada. Observamos que as apropriações são bastante evidentes e estabelecem uma relação direta com a qualidade conceitual das explicações. Adotando uma perspectiva dialógica da linguagem, fica aparente a importância do outro na construção do conhecimento de um indivíduo. Nesse sentido, é importante que, para o ensino que almeja a alfabetização científica, esse processo seja levado em consideração. Além disso, que o discurso do professor e o discurso do material utilizado em sala de aula sejam conectados evitando que os alunos façam reproduções com erros conceituais e que posteriormente possam se tornar discursos próprios e cientificamente equivocados.
Downloads
References
BRAGA, S. M. A.; MORTIMER, E. F. Os gêneros de discurso do texto de Biologia dos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.3, 2003.
BRAIT, B.; MELO, R. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto. 2005.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (orgs.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, v.9, p.31-40, 1999.
DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms. Science Education, Hoboken, v. 84, n. 3, p. 287-312, 2000.
ERDURAN, S. Promoting ideas, evidence and argument in initial science teacher training. School Science Review, v.87, p.45-50, 2006.
GUISASOLA, J.; FURIÓ, C.; CEBERIO, M. Science education based on developing guided research. In: Thomase M.V. (Ed.). Science Education in Focus. 2006.
HALLIDAY, M.; MARTIN, J. R. Writing science: literacy and discursive power. Pittsburgh, Pa: University of Pittsburgh Press. 1993.
JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; BUGALLO RODRÍGUEZ, A.; DUSCHL, R. A. “Doing the lesson” or “doing science”: argument in high school genetics. Science Education, Hoboken, v. 84, n. 6, p. 757-792, 2000.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas. Pontes: ed. Unicamp, 1993.
LEMKE, J. Multiplying meaning: visual and verbal semiotics in scientific text. In: MARTIN, J.; VEEL, R. (Ed.). Reading science: critical and functional perspectives on the discourses of science. London: Routledge, p. 87-113, 1998.
MASSERON, C. Présentation. Pratiques, v. 92, p. 3-4. 1996.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Reflexões para o Ensino de Ciências. Anais do Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências: linguagem, cultura e cognição, p. 139-162, 1997.
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.
NASCIMENTO, S. S.; VIEIRA, R. D. Uma visão integrada dos procedimentos discursivos didáticos de um formador em situações argumentativas de sala de aula. Ciência & Educação, Bauru, v. 15, n. 3, p. 1-15, 2009.
PANCERA, N. K. Linguagem, enunciação, enunciado-ponto de partida para o ensino de língua portuguesa. Educere, v.2, n.1, 2002.
PETRI, D. O discurso oral culto. São Paulo. Humanitas Publicações, 1999.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n.1, p. 59-77, 2011.