Alunos surdos na pesquisa da pós-graduação brasileira stricto sensu
uma revisão sistemática da literatura no ensino de matemática
Abstract
Pensar o Ensino de Matemática para surdos remete a um ambiente escolar que promova a inclusão de todos. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva analisar, mediante revisão sistemática da literatura (RSL) o panorama da pesquisa sobre o Ensino de Matemática para surdos na pós-graduação brasileira stricto sensu, no decorrer do período de 2018-2022, para tanto se escolheu a seguinte base de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ressalta-se que os descritores utilizados foram: “ENSINO DE MATEMÁTICA” AND “SURDOS”; “SURDEZ” AND “MATEMÁTICA”; “EDUCAÇÃO DE SURDOS” AND “MATEMÁTICA”. No que diz respeito aos resultados, identificou-se que treze (13) Instituições de Ensino Superior (IES) têm atuado no desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu acerca do Ensino de Matemática para surdos. Observou-se também uma maior porcentagem de trabalhos na área de formação docente, materiais didáticos e recursos visuais, bem como cultura surda e educação bilíngue. Notou-se, ademais,a predominância de dissertações e de teses vinculadas a programas de pós-graduação e produções localizadas na região Nordeste. Por fim, assinalou-se que o fator cultural e a alfabetização em Libras são questões centrais debatidas nos trabalhos analisados, pois a reflexão sobre o Ensino de Matemática para surdos, necessariamente, pressupõe a compreensão do contexto cultural no qual o aluno está inserido. À vista disso, a síntese dos resultados obtidos por meio dessa revisão sistemática da literatura assinalou que a Libras aparece como um signo cultural de acessibilidade e de inclusão do aluno surdo, sendo parte da sua subjetividade e, portanto, fundamental para a transmissão e a (res)significação do conhecimento matemático. Reitera-se que é fundamental ampliar as investigações na área do Ensino de Matemática para surdos, desenvolvendo, desta forma, a interdisciplinaridade e o aprimoramento de novos saberes e experiências para uma educação plural.