MOTIVATION AND PERCEPTION OF LEARNING OF 3RD GRADE HIGH SCHOOL STUDENTS AFTER APPROACHING THE CONTENT OF SEXUALLY TRANSMITTED INFECTIONS USING THE METHODS OF DIALOGUED LECTURE AND PEER INSTRUCTION
Abstract
INo Brasil, predominam as aulas expositivas na educação básica. Acreditamos, entretanto, que a adoção de métodos ativos, tais como a Instrução por Pares (IpP), pode ser um diferencial que estimule a motivação e a percepção para o aprender. Este trabalho objetivou comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio, após abordagem de temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio dos métodos da Aula Expositiva Dialogada e IpP. Os dados foram coletados a partir das respostas aos questionários anônimos respondidos por 94 alunos. Com relação à motivação, infere-se que a inserção da IpP impactou o ponto de vista dos alunos sobre a importância do diálogo para o ensino. Sobre a percepção, não houve diferença significativa. Conclui-se que os dois métodos contribuíram para a percepção dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos e que a motivação foi positivamente impactada após o uso da IpP.