Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Teoria Ator-Rede

uma Cartografia de Controvérsias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4359

Abstract

Autism Spectrum Disorder considered as a controversial condition, because, on the one hand, the biomedical model maintains a pathological approach, configuring the person as sick/disabled. On the other hand, generating resistance, there is an inclusive conception, which understands such disorder as a social characteristic and expression of human diversity. Thus, the aim of this study is to perform a cartographic analysis that evidences heterogeneous and collective networks of mediators that produce the autistic. With the theoretical-methodological contribution of the Actor-Network Theory, we identified various printed and digital materials - academic media or not, legislation, public policies and different actors of the educational scenario - articulated with the controversies that produce the autistic person. It is concluded that autism spectrum disorder can be characterized as a still unstable network, since multiple mediators argue for the potentialities and inclusion of these people, but encounter important resistances in this sense. 

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Author Biographies

Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutora em Educação na área de concentração de Políticas Públicas (UERJ). Mestre em Educação Física na área de concentração de subjetividades e atividade física (UGF). Pós-graduada em Gerontologia (UniFOA), em Docência Superior (UGF), em Psicopedagogia Inclusiva (UGF), em Orientação, Supervisão e Administração Escolar (UniRedentor). Licenciada em Pedagogia (UNIRIO), Licenciada e Bacharela em Educação Física (UniFOA). Professora da rede pública de ensino desde 1983, atuando com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, incluindo o curso de magistério em nível médio. Atualmente é professora universitária do UniFOA (desde 1997), Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (CAPES). Também atua como professora de pós-graduação lato e stricto sensu, sendo, atualmente, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA). É autora de artigos, capítulos de livros e livros que abordam a Educação, com ênfase em Ensino Superior, Avaliação Institucional, Didática, Formação do Docente, Educação Física Escolar e Gerontologia.

Júlio Cesar de Almeida Nobre, UniFOA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, formação como Terapeuta Centrado na Pessoa pelo Centro de Psicologia da Pessoa, mestrado e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é docente no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Possui experiência na área de pesquisa, com ênfase em Psicossociologia e foco nos processos de produção de subjetividade, conhecimento e inovação a partir do referencial da Teoria Ator-Rede.

Higno Rafael Machado Martins, UniFOA

Graduado em Medicina - UniFOA

Lucas de Jesus Aguiar de Oliveira, UniFOA

Licenciado em Educação Física - UniFOA

Higor Michael da Silva Silva, UniFOA

Licenciado em Educação Física - UniFOA

Yasmim Rodrigues Ribeiro Ribeiro, UniFOA

Licenciada em Educação Física - UniFOA

Published

2023-04-29