ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA SOBRE O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA NO BRASIL (2009-2019)
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3633Keywords:
Botânica, Ciências, Cienciometria, PlantasAbstract
A Etnobotânica estuda a relação milenar entre as plantas e o homem. O estudo objetivou caracterizar a distribuição geográfica e quantificar a produção científica referente ao Ensino de Etnobotânica por meio de uma análise cienciometria. Os dados coletados são referentes ao período de 2009 a 2019 e foram obtidos por meio da inserção do termo Ensino de Etnobotânica nos campos de busca das plataformas: Scientific Librany Online, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Incialmente foram encontradas 354 publicações, após uma leitura seletiva em seus resumos, descartamos 335 que apresentavam apenas a temática etnobotânica sem relação alguma com o ensino ou educação. Apenas 19 atenderam ao objetivo da proposta e tiveram suas publicações analisadas. Averiguando o tipo de publicação científica, foram encontrados: 10 artigos científicos, 6 resumos de eventos científicos, 2 dissertações e 1 monografia. Na categorização de publicação por região: 8 são da região Sul, 6 da região Nordeste, 3 da região Sudeste, 1 da região Norte e 1 da região Centro-oeste. Nos anos 2011, 2016 e 2019, que equivale a 60% das publicações encontradas, destaca-se por altos níveis de indexações, em média de 3 a 4 ao ano. Dentro da categoria de revista cientifica, destaca-se a Revista Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica e a Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. O progresso das produções cientifica sobre o ensino de etnobotânica apresentou-se de forma bem tímida, traz uma produção linear, com poucas variações anuais, com crescimento continuo desde 2016.
Downloads
References
AMOROZO M.C.M. A abordagem etnobotânica na pesquisa de plantas medicinais. In: DI STASI, L.C. (Org.). Plantas medicinais arte e ciência: um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo (SP): Editora USP, 1996. p.47-68.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5ª Ed. Ijuí (RS): Editora UNIJUÍ. 2011. p. 215.
DAVID, M. de; PASA, M. C. Articulações entre a etnobotânica e os conhecimentos da disciplina ciências da natureza. Revista Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 5, n. 2, p. 249-264, 2017.
DÁVILA, E. S.; ALVES, C. C.; LIMA, B. M.; FOLMER, V. Ideias prévias sobre plantas medicinais e tóxicas de estudantes do ensino fundamental da região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 358-368, 2016.
DUARTE, G. S. D; PASA, M. G. Agrobiodiversidade e a etnobotânica na comunidade São Benedito, Poconé, Mato Grosso, Brasil. Interações (Campo Grande), v. 17, n. 2, 2016.
HERMES-LIMA, M. Brasil produz e investe em muitas pesquisas científicas. Resultado: baixo impacto mundial. Jornal Gazeta do Povo. 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/brasil-produz-e-investe-em-muitas-pesquisas-cientificas-resultado-baixo-impacto-mundial-2d80nu5riefr6q40gzdtc85lr/. Acesso em: 20 nov. 2020.
KOVALSKI, M. L.; OBARA, A. T. O estudo da etnobotânico das plantas medicinais na escola. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 4, p. 911-927, 2013.
MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo (SP): Editora Livraria da Física. 2011.
PARRA, M. R.; COUTINHO, R. X.; PESSANO, E. F. C. Um breve olhar sobre a cienciometria: origem, evolução, tendências e suas contribuições para o ensino de ciências. Editora Unijuí - Revista Contexto & Educação, v. 34, n 107, p. 126-141, 2019.
PEREIRA, C. Etnobotânica na escola: conhecimento etnobotânico e abordagem nas aulas de ciências. 27f. Monografia – (Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Santa Catarina, Araranguá, 2014. p. 7.
PLATAFORMA LATTES. Comparativo por Geografia, Instituição de Vinculo e área de Atuação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília. 2016. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/painelLattes/comparacao/. Acesso em: 20 nov. 2020.
SIDONE, O. J. G.; HADDAD, E. A.; MENA-CHALCO, J. P. A ciências nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. TransInformação, Campinas, v. 28, n. 1, p. 15-31, 2016.
SIQUEIRA, A. B. Etnobotânica no currículo de ciências na educação de jovens e adultos. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 26, 2011.