ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA SOBRE O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA NO BRASIL (2009-2019)

Authors

  • Pedro Levy Costa Catunda Farias Universidade Federal do Piauí
  • Patrícia da Cunha Gonzaga Silva Universidade Federal do Piauí
  • Luiz Davi Catunda Rodrigues Farias Universidade Federal do Ceará
  • Luis Henrique Catunda Rodrigues Farias Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3633

Keywords:

Botânica, Ciências, Cienciometria, Plantas

Abstract

A Etnobotânica estuda a relação milenar entre as plantas e o homem. O estudo objetivou caracterizar a distribuição geográfica e quantificar a produção científica referente ao Ensino de Etnobotânica por meio de uma análise cienciometria. Os dados coletados são referentes ao período de 2009 a 2019 e foram obtidos por meio da inserção do termo Ensino de Etnobotânica nos campos de busca das plataformas: Scientific Librany Online, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Incialmente foram encontradas 354 publicações, após uma leitura seletiva em seus resumos, descartamos 335 que apresentavam apenas a temática etnobotânica sem relação alguma com o ensino ou educação. Apenas 19 atenderam ao objetivo da proposta e tiveram suas publicações analisadas. Averiguando o tipo de publicação científica, foram encontrados: 10 artigos científicos, 6 resumos de eventos científicos, 2 dissertações e 1 monografia. Na categorização de publicação por região: 8 são da região Sul, 6 da região Nordeste, 3 da região Sudeste, 1 da região Norte e 1 da região Centro-oeste. Nos anos 2011, 2016 e 2019, que equivale a 60% das publicações encontradas, destaca-se por altos níveis de indexações, em média de 3 a 4 ao ano. Dentro da categoria de revista cientifica, destaca-se a Revista Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica e a Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. O progresso das produções cientifica sobre o ensino de etnobotânica apresentou-se de forma bem tímida, traz uma produção linear, com poucas variações anuais, com crescimento continuo desde 2016.

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Author Biography

Pedro Levy Costa Catunda Farias, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2018), Especialização em Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (2020) e Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade Metropolitana de Teresina (2020). Tem experiência na área de Etnobotânica, atuando principalmente nos seguinte temas: etnobotânica no ensino de ciências, etnobotânica histórica, plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos no Sistema Único de Saúde.

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Published

2022-11-14