(Re)Aprender a ensinar em tempos de Covid-19: discutindo os desafios na prática docente

Authors

  • Marcelo Borges Rocha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3489

Keywords:

Ensino remoto. Covid-19. Atividades pedagógicas.

Abstract

Com o advento da Covid-19, do isolamento social e de medidas preventivas contra o novo coronavírus, foi necessário suspender as atividades presenciais em todo o mundo. Professores e estudantes migraram para a realidade online de forma que as aulas acontecessem em ambientes virtuais. Este contexto, fez com que muitos professores tivessem que re(aprender) a ensinar de modo remoto. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar como os professores desenvolveram atividades pedagógicas, problematizando desafios e dificuldades enfrentados durante o processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foi aplicado um questionário online para 145 professores com questões fechadas e abertas, sendo estas analisadas à luz da Análise de Conteúdo. Foi possível observar que dentre os principais desafios destacam-se a conexão, a apropriação das plataforma digitais e a falta de interesse dos alunos. Entretanto, mesmo diante disto, os professores buscaram formas de ultrapassar dificuldades para tornar o ensino remoto mais interativo, motivador e dinâmico.

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Author Biography

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ciências Biológicas, Docente da graduação do Departamento de Engenharia Ambiental do CEFET e do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET. Docente dos Programas de Pós-graduação em Difusão, Gestão e Educação do Instituto de Bioquímica Médica e do Programa de Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES, ambos na UFRJ. Coordenador do Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC).

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Published

2021-01-20