ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: O QUE PENSAM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM EXERCÍCIO?

Authors

  • Fabiane Fabri Univeridade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.1277

Keywords:

Ensino de Ciências. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Professores dos anos iniciais. Alfabetização Científica e Tecnológica. Formação continuada.

Abstract

O objetivo desse artigo é apresentar um levantamento sobre as concepções dos professores que atuam no 4º e 5º ano de ensino da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa- Paraná em relação ao ensino de ciências, enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A abordagem metodológica foi à quantitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Os principais resultados demonstraram que a grande maioria dos professores 60%, possui formação em Pedagogia, o tempo de magistério, a maioria 38% tem entre 11 e 20 anos. No que diz respeito a sua jornada de trabalho 63% tem 40 horas semanais na rede. Em relação a formação inicial 49% colocou como insuficiente. Foi possível perceber que os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino, um número preocupante 80%, nunca fizeram cursos de formações continuadas na área de ciências, seja por falta de oportunidade e/ou desconhecimento. Também afirmaram que a prioridade é dada para o ensino na área de português e matemática e que o ensino de ciências e de outras áreas ficam em segundo plano. No que tange ao conhecimento do enfoque CTS 40% nunca ouviu falar nesse termo e nem utiliza em suas aulas, a maioria 55% afirmou ter ouvido falar, ou por leitura, participação em oficinas e palestras. Todavia, destes poucos foram os que mostraram ter uma visão mais adequada do que seria o enfoque CTS. Também em relação à Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) a grande maioria 70% desconhece o que vem a ser, possuindo uma visão equivocada em relação à ACT, associando-a com o uso de um recurso tecnológico (vídeo, computador entre outros), ao fato de alfabetizar seus alunos na leitura e escrita oferecendo jogos por meio de recursos tecnológicos. Salienta-se que esses são dados que serviram de subsídios para o desenvolvimento de uma FC na área de ciências com enfoque CTS na forma de projeto de extensão do PPGECT/UTFPR-PG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa – Pr, a qual é foco da pesquisa para a tese de doutorado do PPGECT (Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa na forma de pesquisa-ação, a qual se encontra em andamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabiane Fabri, Univeridade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Campus Ponta Grossa. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa

References

Ducatti-Silva (2005)

Cunha et al. (2010)

Fabri, Silveira e Niezer (2014)

Vale (2009)

Oliveira e Gonzaga (2012)

Unesco (2005)

Silva e Bastos (2012)

Bizzo (2008)

Delizoicov e Lorenzetti (2001)

Garcia, Lópes e Cerezo (1996)

Cerezo (1998)

Imbernón (2010)

Fleuri (2015)

Lessard e Tardif (1996; 2000)

Fernandes e Cunha (2012)

Pimenta e Lima (2006)

Schroeder, Veit e Barroso (2011)

Maués (2003)

Published

2021-01-12

Issue

Section

Artigos