INTERVENÇÕES EDUCATIVAS DE ACOLHIMENTO À NOVOS COLABORADORES: O PAPEL DO ENFERMEIRO E INSTRUTORES INTERNOS
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n24.803Resumo
Nas últimas décadas, grandes mudanças têm ocorrido no cenário da educação hospitalar. Este fato pode ser observado pelo uso de métodos inovadores e cada vez mais presentes no treinamento e desenvolvimento de profissionais desta área. A preocupação principal das instituições tem se voltado para o aprimoramento profissional, tendo em vista a necessidade crescente de melhorias no atendimento aos pacientes, sendo necessário o desenvolvimento de ações que apresentam como objetivo principal capacitar e desenvolver os profissionais da saúde, para realizarem a assistência de Enfermagem com qualidade e segurança. Neste contexto, o processo de qualificação e aprimoramento profissional é ressaltado, neste trabalho, como um dos pontos altos para o bom desempenho dos profissionais na área de saúde. Como objetivo principal a presente pesquisa procura descrever a atuação dos enfermeiros do setor de Treinamento e Desenvolvimento na capacitação dos instrutores internos na estratégia de treinamento e acolhimento dos novos profissionais de Enfermagem admitidos na Fundação Cristiano Varella. O estudo tem caráter quantitativo e utilizou-se de um questionário semiestruturado que foi aplicado a 48 profissionais técnicos de Enfermagem que atuam na referida instituição. Os resultados demonstraram que a estratégia de capacitação e acolhimento dos profissionais admitidos por meio dos instrutores internos foi uma ação bem elaborada e que apresentou excelentes resultados para equipe de Enfermagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_ permanente_saude.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2015.
CHIAVENATO. I. Gestão de pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
GIL, A. C. Gestão de pessoas: Enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2006.
MEIRER, Marineli Joaquim; MANTOVANI, Maria de Fátima; PASCHOAL, Amarílis Schiavon. Percepção da educação permanente, continuada e em serviço para enfermeiros de um hospital ensino. Revista da Escola de Enfermagem USP, São Paulo,
v. 41. n.3. p. 479, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n3/19.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015.
MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2010.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2007.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde - Polos de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
OLIVEIRA, Fernanda Maria do Carmo Silveira Neves de. et al. Educação permanente e qualidade da assistência à saúde: aprendizagem significativa no trabalho da enfermagem. Aquichán, Bogotá, v.11, n.1, p. 48-65, 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S165759972011000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 set. 2015.
PASCHOAL, Amarílis Schiavon. O discurso do enfermeiro sobre educação permanente no grupo focal. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Setor de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.
PEDUZZI, M. et. al. Atividades educativas de trabalhadores na atenção primária: concepções de educação permanente e de educação permanente em saúde em saúde presentes no cotidiano de Unidades Básicas de Saúde em São Paulo. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v.13, n.30, p.121-34, jul./set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1414-32832009000300011&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 jul. 2015.
PIO, C. Treinamento e desenvolvimento de pessoas: dois lados da mesma moeda. 2006. 1p.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas,
1999.
SCHONBERGER, R.J. World class manufacturing: the next decade. Nova York: Simon & Schuster, 1996.
SILVA, Gizelda Monteiro da; SEIFFERT Otília Maria L. B. Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v.62, n.3 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000300005&script=sci_arttext. Acesso em: 20 set. 2015.
SILVA, Kênia Lara; SENA, Roseni Rosângela. A educação de enfermagem: buscando a formação crítico-reflexiva e as competências profissionais. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 14, n. 5, set./out., 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n5/pt_v14n5a18.pdf >. Acesso em: 20 set. 2015.
TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Claudio Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de
negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.