Material Educativo e seu público: um panorama a partir da literatura sobre o tema

Autores

  • Ana Paula Rodrigues Cavalcante de Paiva Fundação Oswaldo Cruz / Instituto oswaldo Cruz
  • Eliane Portes Vargas Fundação Oswaldo Cruz / Instituto oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.769

Resumo

A produção de materiais educativos tem sido considerada pertinente em abordagens relacionadas a várias temáticas do ensino, em ciências e/ou em saúde e ambiente, sobretudo quanto aos aspectos relacionados às etapas de seu desenvolvimento e  o processo participativo que as caracterizam. Neste trabalho, procurou-se apresentar algumas reflexões sobre o que tem sido produzido de conhecimento acerca dos materiais educativos visando uma maior compreensão das análises presentes na literatura nacional sobre o tema. Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos na Base Scielo-Brasil buscando identificar nos mesmos  aspectos presentes em sua abordagem relacionados à produção, público, uso e avaliações de materiais educativos. Na caracterização conjunta dos 19 artigos levantados, aponta-se as diversidades de materiais analisados, as predominâncias da temática da saúde e da análise realizada pelos autores ou pelo público que serão discutidas no presente trabalho.

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Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues Cavalcante de Paiva, Fundação Oswaldo Cruz / Instituto oswaldo Cruz

Bióloga de formação , servidora da Fiocruz desde 1998, atuou em BioManguinhos implantando as Boas Fábricacs de Fabricação. Desde 2004 atua em projetos de Educação Não Formal com público de jovens e crianças visando o diálogo e a reflexão para promoção da saúde e da qualidade de vida. Atualmente faz mestrado em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo cruz/Fiocruz onde procura avaliar os usos de um material educativo desenvolvido sob o prisma das tecnologias sociais.

Eliane Portes Vargas, Fundação Oswaldo Cruz / Instituto oswaldo Cruz

Pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Saúde Coletiva com concentração em Ciências Humanas pelo Instituto de Medicinal Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2006). Integrou o Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva no Pragrama em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ/ Fiocruz/ Unicamp/ UFBa (1998/1999). Mestra em Tecnologia Educacional em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Docente da Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde/IOC/Fiocruz exercendo a função de Coordenadora Adjunta (2010-2012). Docente da Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Desenvolve nestes programas linha de pesquisa sobre Corpo, Sexualidade e Reprodução na perspectiva das Ciências Sociais. Neste âmbito investigou o tema da infertilidade na perspectiva das relações familiares e de gênero no universo das camadas populares (1999) e camadas médias (2006) no Rio de Janeiro. Estas pesquisas tem o propósito de analisar de que modo as conexões entre sexualidade e reprodução permanecem presentes nos discursos e práticas dos diferentes grupos sociais. A partir desta perspectiva busca-se compreender como as dimensões culturais dos diversos fenômenos sociais ligam-se aos temas de saúde e doença. A atuação profissional da pesquisadora está voltada à pesquisa e ao ensino de pós-graduação na área da saúde e do ensino de ciências na perspectiva das ciências sociais, particularmente da antropologia, relacionados às temáticas: corpo, gênero, sexualidade, reprodução e família, comunicação. Atua como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos - (ENSP/LASER) e Estado, proteção social e políticas públicas (ENSP/DAPS) e Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (UERJ).

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Publicado

19-12-2017

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Artigos