Formação de professores e sua relação com clubes de ciências
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v17.n31.5669Palavras-chave:
Formação de professores, Clubes de ciências, Educação científica, Revisão sistemática, Desenvolvimento profissionalResumo
Esta revisão sistemática investiga a relação entre a formação de professores e os clubes de ciências, analisando produções científicas publicadas entre 2012 e 2025. O estudo, baseado em dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), identificou 17 trabalhos relevantes após triagem rigorosa. Os resultados revelam que os clubes de ciências funcionam como espaços potenciais para o desenvolvimento profissional docente, promovendo práticas investigativas, interdisciplinaridade e reflexão pedagógica. A Universidade Federal do Pará (UFPA) destaca-se como principal instituição produtora de pesquisas sobre o tema, com 65% dos estudos analisados. As principais contribuições incluem a construção de identidade docente, o estímulo ao ensino por investigação e a integração entre teoria e prática. Contudo, observa-se uma concentração regional das pesquisas e a necessidade de maior articulação entre clubes e currículos formais. O estudo conclui que esses espaços são estratégicos para uma formação docente crítica e inovadora, sugerindo a ampliação de políticas que fortaleçam sua integração com a formação inicial e continuada de professores.
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