Formação de professores e sua relação com clubes de ciências

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v17.n31.5669

Palavras-chave:

Formação de professores, Clubes de ciências, Educação científica, Revisão sistemática, Desenvolvimento profissional

Resumo

Esta revisão sistemática investiga a relação entre a formação de professores e os clubes de ciências, analisando produções científicas publicadas entre 2012 e 2025. O estudo, baseado em dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), identificou 17 trabalhos relevantes após triagem rigorosa. Os resultados revelam que os clubes de ciências funcionam como espaços potenciais para o desenvolvimento profissional docente, promovendo práticas investigativas, interdisciplinaridade e reflexão pedagógica. A Universidade Federal do Pará (UFPA) destaca-se como principal instituição produtora de pesquisas sobre o tema, com 65% dos estudos analisados. As principais contribuições incluem a construção de identidade docente, o estímulo ao ensino por investigação e a integração entre teoria e prática. Contudo, observa-se uma concentração regional das pesquisas e a necessidade de maior articulação entre clubes e currículos formais. O estudo conclui que esses espaços são estratégicos para uma formação docente crítica e inovadora, sugerindo a ampliação de políticas que fortaleçam sua integração com a formação inicial e continuada de professores. 

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Biografia do Autor

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); Licenciatura em História Natural pela mesma Universidade (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa "Ensino, Avaliação e Formação de Professores". É professora Titular da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979. Criou o Clube de Ciências da UFPA, em 1979, tendo em vista a formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Instituição (iniciação à docência desde o início da graduação) e a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. É pesquisadora na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores, ensino de ciências, formação inicial, pesquisa narrativa e ensino com pesquisa. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM), de 2002 a 2008. Foi Diretora Geral do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UFPA, por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011). Coordenou o POLO ACADÊMICO UFPA do doutorado em rede da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, de 2010 a 2016, reassumindo este cargo em 2021. Foi coordenadora do Mestrado Profissional DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS (PPGDOC), de 2014 a 2019. É docente e orientadora de mestrado e doutorado nos três PPG supracitados.

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Publicado

11-10-2025

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Artigos