Alunos surdos na pesquisa da pós-graduação brasileira stricto sensu

uma revisão sistemática da literatura no ensino de matemática

Autores

Resumo

Pensar o Ensino de Matemática para surdos remete a um ambiente escolar que promova a inclusão de todos. Nessa perspectiva, o presente artigo objetiva analisar, mediante revisão sistemática da literatura (RSL) o panorama da pesquisa sobre o Ensino de Matemática para surdos na pós-graduação brasileira stricto sensu, no decorrer do período de 2018-2022, para tanto se escolheu a seguinte base de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ressalta-se que os descritores utilizados foram: “ENSINO DE MATEMÁTICA” AND “SURDOS”; “SURDEZ” AND “MATEMÁTICA”; “EDUCAÇÃO DE SURDOS” AND “MATEMÁTICA”. No que diz respeito aos resultados, identificou-se que treze (13) Instituições de Ensino Superior (IES) têm atuado no desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu acerca do Ensino de Matemática para surdos. Observou-se também uma maior porcentagem de trabalhos na área de formação docente, materiais didáticos e recursos visuais, bem como cultura surda e educação bilíngue. Notou-se, ademais,a predominância de dissertações e de teses vinculadas a programas de pós-graduação e produções localizadas na região Nordeste. Por fim, assinalou-se que o fator cultural e a alfabetização em Libras são questões centrais debatidas nos trabalhos analisados, pois a reflexão sobre o Ensino de Matemática para surdos, necessariamente, pressupõe a compreensão do contexto cultural no qual o aluno está inserido. À vista disso, a síntese dos resultados obtidos por meio dessa revisão sistemática da literatura assinalou que a Libras aparece como um signo cultural de acessibilidade e de inclusão do aluno surdo, sendo parte da sua subjetividade e, portanto, fundamental para a transmissão e a (res)significação do conhecimento matemático.  Reitera-se que é fundamental ampliar as investigações na área do Ensino de Matemática para surdos, desenvolvendo, desta forma, a interdisciplinaridade e o aprimoramento de novos saberes e experiências para uma educação plural.

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Biografia do Autor

Pedro Lemos, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste (Renoen) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica, ambas as formações pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Integrante do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Pós-Doutor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre em Políticas Públicas e Sociedade e em Planejamento e Políticas Públicas, ambas as formações pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e graduado em História pela UECE e em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Professor permanente e vice-coordenador do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) e professor do curso de graduação em Administração Pública presencial, ambos da Unilab. Professor permanente do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da UECE. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1) Metodologia da Escrita e da Pesquisa Científicas; 2) Políticas Públicas, Sociais e Sustentabilidade; 3) História, Memória e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena; 4) Poder, Política e Estado. É líder do grupo de pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS) da Unilab, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador integrante do Núcleo de História e Memória da Educação (Nhime) da UFC e do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará (Gephec) da UFC, ambos vinculados ao CNPq. É coordenador do projeto institucional Planejamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (PPODES-GPS-Proppg-Unilab) e membro efetivo da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Maria José Costa dos Santos Soares , Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ)(nota 7). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), Consultora na SEDUC do Programa MAIS PAIC matemática (2019) elaborando, executando e formando os professores das escolas dos municipais do Ceará (SME). Consultora do Aprender Mais (2020) elaborando e analisando os projetos das redes municipais do Ceará (SME) do estado do Ceará. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFC)(2020-2023). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED)(2014-2015). Coordenadora da formação presencial e online de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC, desde 2014. Participa presencial e online das análises dos Projetos Ceará Científico do Estado do Ceará desde 2020, na área de Ciências e engenharia, etapa Estadual. Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) responsável pela Formação para Docência do Ensino Superior de todos os professores da UFC(2019-2023). Idealizou, desenvolveu, implementou e coordenou o sistemas de ensino online PAAPFormação(AVA/MOOC/UFC)(2020-2023). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBIC-Ensino Médio e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC, objetivando melhorias na formação do professor que atua na SME e Seduc desde 2016. Tem projeto de pesquisa aprovado em 2023 pela Funcap com foco na educação das escolas públicas do município de Fortaleza-Ceará, no edital Pró-Humanidades. Participa como professora- pesquisadora do Convênio SME/PPGE UFC "Observatório da Educação Básica" SME-UFC, orientando os professores-auxiliares de pesquisa da rede municipal de Fortaleza -SME. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação pedagógica, Inovação Tecnológica, Tecnologias educacionais, Educação disruptiva, Moonshots, Cyberdidática, Avaliação, Currículo, Formação de Professores, Saberes Docentes que envolvem às Tecnologias da Informação e Comunicação da Educacional(TDICE), ensino de Matemática com foco nas Unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique, Canadá e Portugal. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática (ProPed/UERJ/CNPq). Membro do colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED). Participa da coordenação do Laboratório de Pesquisas Multimeios(MM/UFC) com foco na formação educacional no estado do Ceará. Coordenadora e vice coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE/UFC) (2017-2023), abordando temas educacionais contemporâneos com enfoque nas pesquisas de impacto no estado Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará.

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Publicado

02-10-2024

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Artigos