Motivação e a percepção da aprendizagem de estudantes da 3ª série do ensino médio após a abordagem do conteúdo infecções sexualmente transmissíveis com a utilização dos métodos da aula expositiva dialogada e da instrução por pares

Autores

  • Antonia Santos da Silva Universidade de Brasília
  • Tatiane Araujo Aquino Universidade de Brasília
  • Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin Universidade de Brasília
  • José Eduardo Baroneza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4645

Resumo

No Brasil, predominam as aulas expositivas na educação básica. Acreditamos, entretanto, que a adoção de métodos ativos, tais como a Instrução por Pares (IpP), pode ser um diferencial que estimule a motivação e a percepção para o aprender. Este trabalho objetivou comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio, após abordagem de temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio dos métodos da Aula Expositiva Dialogada e IpP. Os dados foram coletados a partir das respostas aos questionários anônimos respondidos por 94 alunos. Com relação à motivação, infere-se que a inserção da IpP impactou o ponto de vista dos alunos sobre a importância do diálogo para o ensino. Sobre a percepção, não houve diferença significativa. Conclui-se que os dois métodos contribuíram para a percepção dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos e que a motivação foi positivamente impactada após o uso da IpP.

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Biografia do Autor

Antonia Santos da Silva, Universidade de Brasília

Bióloga, Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

Tatiane Araujo Aquino, Universidade de Brasília

Bióloga, Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin, Universidade de Brasília

Bióloga. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

José Eduardo Baroneza, Universidade de Brasília

Biomédico, mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular. Professor de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Orientador pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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Publicado

11-03-2024

Edição

Seção

Artigos