As contribuições da epistemologia de Fleck para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4380

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise acerca da epistemologia, abordando principalmente os ensinamentos de Ludwik Fleck no que se refere à potencialidade de sua obra na área do Ensino de Ciências (EC). Desta forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa acerca do tema proposto, com o intuito de compreender e discutir o pensamento de Fleck no âmbito educacional sobre o currículo e o EC. Os resultados indicam que a epistemologia de Fleck apresenta um potencial para promover discussões e debates no EC. Ao final, reafirma-se a pertinência da epistemologia como uma alternativa à proposta educacional tradicional, com o intuito de formar cidadãos críticos, conscientes e questionadores.

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Biografia do Autor

Dra., UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL - UFFS

Graduada em Pedagogia. Possui mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIUÍ (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2017). Professora Adjunta da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Cerro Largo/RS. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino de Ciências - PPGEC/UFFS/Campus Cerro Largo/RS. Atua na linha de Pesquisa Currículo, políticas e Ensino de Ciências. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas/UFFS (GEPPEPP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão/UFSM (GEPE). Integrante da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente justas, Aldeias, Campos e Cidades que Educam/REDHUMANI. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão abordando principalmente os seguintes temas: educação, currículo, políticas educacionais e formação de professores.

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Publicado

05-07-2023

Edição

Seção

Artigos