A pesquisa na pós-graduação stricto sensu acerca do uso de Hqs no ensino de ciências
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4369Resumo
Esse estudo examina, por meio de uma revisão sistemática da literatura, a pesquisa da pós-graduação stricto sensu brasileira acerca da utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) no Ensino de Ciências. A revisão da literatura foi centrada na análise de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Brasil. A partir da análise de quarenta e sete (47) teses e dissertações, observou-se o aumento da publicação de trabalhos sobre a utilização de HQs no Ensino de Ciências nos anos de 2015 e 2019. Verificou-se que vinte e quatro (24) instituições têm contribuído com o desenvolvimento de pesquisas na pós-graduação stricto sensu a respeito do uso de HQs no Ensino de Ciências. Observou-se uma maior porcentagem de trabalhos na área de Ensino com 78,7%. Notou-se a predominância de teses e dissertações vinculadas a programas com nota 3 e nota 4, com 27,6% em cada extrato de nota. Ainda se identificou onze (11) trabalhos oriundos de programas com a nota 5 (23,4%), três (03) trabalhos oriundos de programas com a nota 6 (6,3%) e dois (02) trabalhos oriundos de programas com a nota 7 (2,1%). Por fim, ressaltou-se a preponderância do emprego de HQs inéditas e de autoria dos próprios pesquisadores para a discussão de determinados conteúdos ou temáticas.