A ARTE FOTONOVELA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Maria Tamires Vasconcelos Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Raphael Feitosa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3954

Resumo

O presente estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura acerca da estratégia didática fotonovela, uma narrativa similar à história em quadrinhos, com foco na aplicação no ensino de biologia. A investigação está circunscrita numa pesquisa mais ampla e faz parte das atividades de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática em nível de mestrado. O objetivo da presente investigação é analisar as publicações acerca da estratégia didática fotonovela no ensino de biologia. Para dar cabo a tal objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, utilizando a base de dados do Portal de periódicos da Capes. Com a realização da pesquisa, foram considerados um total de 385 trabalhos, dentre os quais foram selecionados como relativos um total de 21 estudos por apresentar relação direta com o tema investigado. Os trabalhos relativos revelaram que a fotonovela constitui uma estratégia didática que pode ser utilizada nas mais diversas áreas do conhecimento, tendo em vista o seu caráter lúdico e linguagem acessível. Entretanto, embora sejam reconhecidos seus benefícios e o aumento de suas produções nos últimos anos, as pesquisas envolvendo a fotonovela ainda são tímidas no meio acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Biologia da UFC, Docente dos programas de Mestrado PGECM-IFCE (Acadêmico) e ENCIMA-UFC (Profissional). Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia - LEBIO (UFC) (http://lebioufc.blogspot.com/) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações arte-ciência, professor artista-reflexivo, currículo e interdisciplinaridade, ensino de ciências e formação docente. Home: http://raphaelfeitosa.blogspot.com/ E-Mail: raphael.feitosa@ufc.br

Downloads

Publicado

11-08-2022

Edição

Seção

Artigos