JOGO ECOJUSTIÇA: ENSINANDO JUSTIÇA AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3950Resumo
Os conflitos ecológicos distributivos são objeto da justiça ambiental. É possível tornar essa questão conteúdo de ensino sob enfoque interdisciplinar? Tomadas na perspectiva da formação de estudantes do Ensino Superior das áreas jurídica e biológica, essas questões motivaram investigar como a gamificação pode ser considerada uma estratégia para a otimização do ensino com vistas à análise de problemas ambientais vivenciados na sociedade. Assim, desenvolveu-se a pesquisa que tem como objeto o jogo ECOJUSTIÇA, com conteúdo e objetivos que subsidiam um Quiz Game em plataforma digital, onde os jogadores devem responder questões de múltipla escolha sobre temáticas socioambientais interdisciplinares, que se utilizam de conhecimentos jurídicos de ramos do Direito Brasileiro. Os resultados obtidos com a aplicação do jogo demonstraram sua eficácia como recurso capaz de produzir conhecimento, despertar reflexão crítica e desenvolver competências atitudinais junto a amostra de discentes participantes.