Os Jogos e educação popular em saúde
Uma revisão bibliográfica dos jogos educativos no contexto da pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v14.n27.3944Resumo
O presente estudo buscou delinear a forma como os jogos direcionados à promoção da saúde no enfrentamento da Covid-19 no Brasil dialogam com o conceito de saúde presente nas práticas de Educação Popular. Foi feita uma revisão integrativa dos artigos que descreviam os jogos voltados para o enfrentamento da pandemia, realizando uma síntese qualitativa dos mesmos. Após as buscas nas bases de dados, 12 trabalhos foram incluídos para a síntese qualitativa e 18 jogos foram identificados. Houve uma predominância de jogos focados na transmissão de informações, restritas aos aspectos biológicos. Entretanto, constatamos que “Vampyr” e “Jornada X-Operação Antivírus”, adotaram os conceitos de saúde associados à concepção de Educação Popular e os jogos “Covid-19 - Você sabia?” e “Plague Inc.” apresentaram os dois tipos de concepção. Ao analisar detalhadamente cada jogo, foi possível verificar que grande parte dos jogos com enfoque exclusivamente sanitário poderiam ser adaptados para uma abordagem de Educação Popular em Saúde. Nossas observações contribuem para a compreensão de que as estratégias fundamentadas nas práticas de promoção da saúde podem ser facilmente assimiladas aos jogos para saúde, dependendo somente da clareza de quem desenvolve e/ou aplica tais jogos quanto à concepção de saúde adotada e da sua intencionalidade.