ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA SOBRE O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA NO BRASIL (2009-2019)
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3633Palavras-chave:
Botânica, Ciências, Cienciometria, PlantasResumo
A Etnobotânica estuda a relação milenar entre as plantas e o homem. O estudo objetivou caracterizar a distribuição geográfica e quantificar a produção científica referente ao Ensino de Etnobotânica por meio de uma análise cienciometria. Os dados coletados são referentes ao período de 2009 a 2019 e foram obtidos por meio da inserção do termo Ensino de Etnobotânica nos campos de busca das plataformas: Scientific Librany Online, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Google Acadêmico. Incialmente foram encontradas 354 publicações, após uma leitura seletiva em seus resumos, descartamos 335 que apresentavam apenas a temática etnobotânica sem relação alguma com o ensino ou educação. Apenas 19 atenderam ao objetivo da proposta e tiveram suas publicações analisadas. Averiguando o tipo de publicação científica, foram encontrados: 10 artigos científicos, 6 resumos de eventos científicos, 2 dissertações e 1 monografia. Na categorização de publicação por região: 8 são da região Sul, 6 da região Nordeste, 3 da região Sudeste, 1 da região Norte e 1 da região Centro-oeste. Nos anos 2011, 2016 e 2019, que equivale a 60% das publicações encontradas, destaca-se por altos níveis de indexações, em média de 3 a 4 ao ano. Dentro da categoria de revista cientifica, destaca-se a Revista Boletim do Grupo de Pesquisa da Flora, Vegetação e Etnobotânica e a Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. O progresso das produções cientifica sobre o ensino de etnobotânica apresentou-se de forma bem tímida, traz uma produção linear, com poucas variações anuais, com crescimento continuo desde 2016.
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