Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3502Palavras-chave:
Ensinar. Aprender. Ensino remoto. Pedagogia. PARFORResumo
O artigo científico intitulado “Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco” diz respeito a uma pesquisa qualitativa, baseada na metodologia da narrativa, assente no relato de experiência. Sua motivação surgiu a partir do cenário de pandemia que movimentou, de forma súbita e inesperada, professores/as e alunos/as a realizarem o ensino no formato intitulado “remoto”. Objetiva-se com este trabalho conhecer de que forma professores/as e alunos/as superaram os desafios na esfera do ensinar e do aprender, diante do quadro social de exceção impingido pela epidemia Corona Vírus-19. Como marcos teóricos fundamentais se destacam, especialmente, as pesquisas de (retirada por sigilo) e Nóvoa (2017) propiciando um colóquio com autores renomados, tais como Morin (2003) e Freire (1996), dentre outros. A temática é pertinente à esfera da “Formação docente”. Está estruturada em dois momentos. No primeiro versa sobre as relações entre o ensinar, o aprender e a formação em contextos pedagógicos excepcionais. No segundo, é apresentado o relato de experiência, em que as discussões remetem à conclusão de que a formação profissional docente necessita ser reestruturada a fim de contemplar situações educativas para estados incomuns e de emergência. O estudo agrega valores e reflexões quanto a capacidade humana de superação, diante de experiências sociais e educativas de natureza adversa.
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Referências
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(retirada por sigilo de autoria)
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