Atravessamentos na pandemia: relatos maternos sobre moradia, escola e pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3453Palavras-chave:
Mulher, Ciência, Carreira acadêmica, Experiência de vida, Política de ensino remoto, Covid-19.Resumo
O relato apresentado problematiza o cotidiano de duas mulheres, articulado pelos pares mulher-pesquisadora, mulher-docente, mulher-mãe, no período do isolamento social, causado pela pandemia da coronavírus (Covid-19), como efeito da política de ensino remoto, conforme estabelecido pela rede estadual de educação do Rio de Janeiro. Analisamos que o contexto pandêmico de suspensão das atividades escolares presenciais potencializa o par que articula a relação mulher-mãe e mulher-docente sem, contudo, significar um afrouxamento do par mulher-pesquisadora, quando o campo de estudos em políticas públicas educacionais anuncia sua efervescência, nas disputas entre os sujeitos que circulam no executivo e no legislativo do RJ. No contexto do ensino remoto, insistimos que o planejamento para a oferta deste configura saídas que potencializam o uso das tecnologias no atendimento das demandas das famílias da rede pública público e clientela da escola pública e privada.
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