Caderno de lâmina digital do módulo II e III da medicina do UniFOA no programa Microsoft™ OneNote©

Autores/as

  • Debora Simas Portes
  • Jose Diniz Pinto Bravo Filho
  • Eduardo Fernandes Portes
  • Walter Souza Portes
  • Michel Alexandre Villani Gantus

DOI:

https://doi.org/10.47385/interfaces.4481.1.2022

Palabras clave:

História, Educação a Distância, Metodologia Ativa

Resumen

Com o desenvolvimento tecnológico, a necessidade de acoplar a tecnologia ao ensino se torna cada vez mais evidente. Atualmente, pesquisas evidenciam os benefícios de mesclar o estudo tradicional com meios digitais de ensino, havendo, assim, a modalidade hibrida de ensino. Com base em tais pesquisas e, com o intuito de criar um ambiente de aprendizagem digital de estudo híbrido, o atlas digital de histologia foi criado na plataforma do Microsoft™ OneNote© com informações das aulas práticas da disciplina em conjunto das respectivas imagens das lâminas fotografadas por uma máquina digital acoplada ao microscópio Opticam 0400S do laboratório morfofuncional do UniFOA, no tamanho de 1920x1080 pixels em imagens digitais de 24 bit em aumentos de 4X, 10X e 40X. Resultando, assim, em um total de 67 imagens do módulo II e 144 imagens do módulo III. Posteriormente, as imagens foram editadas através de um programa de edição de imagens para a criação de legendas das estruturas destacadas em cada lâmina. As imagens foram inseridas no programa OneNote para uma organização simples e fácil. Além disso, o conteúdo pode ser disponibilizado offline com a possibilidade de o estudante fazer edições e anotações no material. Assim, o projeto pretende beneficiar docentes e discentes a terem uma aprendizagem mais fácil e interessante da disciplina de histologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

KYAW, B. M. et al. Effectiveness of digital education on communication skills among medical students: Systematic review and meta-analysis by the digital health education collaboration. Journal of medical internet research, v. 21, n. 8, p. e12967, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31456579/

SAYINER, A. A.; ERGÖNÜL, E. E-learning in clinical microbiology and infectious diseases. Clinical microbiology and infection: the official publication of the European Society of Clinical Microbiology and Infectious Diseases, v. 27, n. 11, p. 1589–1594, 2021.

VAONA, A. et al. E-learning for health professionals. The Cochrane library, v. 2018, n. 8, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29355907/

Publicado

2023-05-29