Prevenção da gravidez na adolescência através da construção de cartilha educativa para a promoção da saúde no município de Volta Redonda

Authors

  • Ana Henriques Souza
  • Eduarda Simões Gomes Teixeira Luz
  • Luana Simas UniFOA
  • Márcia Dorcelina Trindade Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.47385/interfaces.4623.3.2024

Keywords:

Educação em saúde, Prevenção, Gravidez na adolescência

Abstract

A gravidez na adolescência tem se tornado um problema de saúde pública tanto no Brasil quanto no mundo. Embora os números possam ter apresentado redução ao longo da história, ainda são alarmantes no país, sendo esse tema objeto de debate na sociedade brasileira em 2020. Uma gravidez não planejada nessa fase da vida acarreta riscos para a saúde física e emocional da adolescente e do bebê, podendo gerar dificuldades na construção de vínculos afetivos com o filho e uma baixa autoestima. No contexto do Sistema Único de Saúde, é comum a aplicação de metodologias participativas e comunicativas por meio de materiais educativos impressos e eletrônicos na área da saúde. Essas práticas têm demonstrado resultados relevantes para os envolvidos nas atividades educativas, especialmente entre os jovens. Dessa forma, a elaboração de uma cartilha educativa se apresenta como uma estratégia eficaz para disseminar informações relevantes sobre a gravidez na adolescência, promovendo a conscientização da população. A utilização de uma abordagem participativa e a disponibilização do material de forma acessível contribuem para o alcance de resultados positivos no enfrentamento desse problema de saúde pública. Diante disso, identificou-se a necessidade de elaborar um material educativo que abordasse a temática da gravidez na adolescência e que fosse de fácil acesso, a fim de conscientizar a população. Para isso, foi desenvolvida uma cartilha educativa, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, buscando embasamento teórico confiável para a produção do material. Selecionaram-se ilustrações adequadas para serem incluídas na cartilha, visando facilitar a compreensão do conteúdo.

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Published

2024-09-11