O uso de videocast no ensino de obstetrícia
DOI:
https://doi.org/10.47385/interfaces.4472.1.2022Keywords:
Obstetrícia, Ferramentas e Metodologias Inovadoras baseadas em TIC, WebcastAbstract
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se tornou bastante popular nos últimos anos, principalmente após a pandemia do COVID-19, implementados como forma de diversificar e dar continuidade ao ensino. Dessa maneira, formatos como podcast e videocast, que são recursos amplamente usados para o lazer, foram utilizados com o objetivo de ampliar o conhecimento dos mais variados temas, além da facilidade com os quais podem ser acessados. O objetivo desse artigo é descrever o processo de desenvolvimento de materiais didáticos, produzindo vídeocast com temas relevantes para o ensino médico, a fim de melhorar o processo educacional. Foi proposto aos alunos a apresentação de um caso clínico de obstetrícia utilizando alguma ferramenta diferente do padrão de ensino tradicional. Optamos pelo videocast e foi criado um roteiro, realizada a gravação e edição. A apresentação foi em uma aula de obstetrícia do curso de medicina e, posteriormente, um questionário de satisfação foi respondido pelos participantes. A produção de um videocast necessita de etapas importantes para seu sucesso como método de ensino. Utilizar as tecnologias da informação para facilitar o aprendizado foi proveitoso neste caso. Durante a pesquisa concluiu-se que a maioria considera a tecnologia mais interessante que o normal e afirmaram que reutilizariam essa ferramenta. Logo, percebeu-se que o uso desse método facilitou a fixação do conteúdo para 96,6% dos participantes devido à forma leve e descontraída de transmitir as informações. Portanto, após a análise dos dados da discussão, concluímos que há pouco uso de tecnologias modernas nesse processo, embora esse método inovador tenha comprovada eficácia da melhoria do aprendizado. Além disso, observa-se a importância de uma maior divulgação e preparo tanto de discentes e docentes para um adequado proveito dessa ferramenta.
Downloads
References
ARAGÃO, J.C.S.; et al. Produção de vídeos como material didático de apoio para aprendizagem em saúde da mulher: relato de experiência. Revista Práxis, v. 11, n. 22, 2019. Disponível em: < https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/2729>. Acesso em: 05 nov. 2022.
CORDEIRO, M.R.; FIGUEIREDO-DIAS, M. O Podcast como Inovação na Pedagogia em Medicina. Acta Médica Portuguesa, v. 35, n.2, 2022. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2022.
MIRANDA, A. R. O uso do videocast como ferramenta para o letramento literário na disciplina de língua portuguesa no 1° ano do Ensino Médio, 2021. Disponível em:
<https://repositorio.uniube.br/handle/123456789/1712>. Acesso em: 13 nov. 2022.
OLIVEIRA, A. M.; et al. Ressignificação do ensino médico em tempos de pandemia. Anais do 39º Seminário de Atualização de Práticas Docentes, v. 2, n. 2, 2020. Disponível em:<http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5722/ 3220>. Acesso em: 05 nov. 2022.
PEREIRA, J.C.G.; SANTOS, L.P.; CALDAS, C.A.M. O uso de tecnologias de informação e comunicação por estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v.45, n. 4, 2021. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/rbem/a/MhVNDHCFWMTcWHMGzqdsGQB/abstract/?lang= en>. Acesso em: 21 nov. 2022.
RAIMONDI, G. A.; et al. Análise Crítica das DCN à Luz das Diversidades: Educação Médica e Pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. 01, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200361>.
Acesso em: 06 nov. 2022.
SEIXAS, M. S.; CARDOSO, J. N.; CAMPOS, F. L. Utilizações de ferramentas tecnológicas no ensino remoto pelos discentes do estágio IV do curso de Licenciatura em ciências biológicas da UFDPAR. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 2, p. 13229-13240, 2022. Disponível em:
<https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_ SA_ID7471_29092021100618.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2022.