O Ensino Jurídico e os Direitos Humanos

Autores/as

  • Jaqueline Lourenço Rodrigues Lopes de Carvalho Mestrado UNISAL
  • Lino Rampazzo UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/RDC.4206.2.2022

Resumen

O artigo tem por objetivo abordar a problemática do ensino jurídico no tocante ao conceito de Direitos Humanos, devendo-se, todavia, compreendê-los unicamente como direitos do indivíduo, e não os chamados direitos de outras dimensões ou gerações que nada mais são do que direitos comunitários ou estatais, que tomam os direitos de maneira absolutamente dividida, não correspondendo à realidade. Segue-se, nesse sentido, o conceito preciso de Robert Alexy. Para tanto, ancora-se na metodologia transdisciplinar, a qual possibilita, ao final, alcançar a percepção de que a única finalidade de um projeto em Direitos Humanos é sensibilizar e humanizar. Conclui-se no sentido de que o ensino jurídico seja mais formativo, gerador da autonomia do pensar, e não meramente acumulador de informações, e voltado ao mercado de trabalho profissional.

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Biografía del autor/a

Lino Rampazzo, UNIFOA

Doutor em Teologia pela Pontificia Università Lateranense (Roma). Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae. Professor e Pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA. Professor dos Cursos de Filosofia e de Teologia da Faculdade Canção Nova (Cachoeira Paulista)

Publicado

2022-12-01