Técnicas de Modelagem de Conformação de Chapas por Elementos Finitos

Autores

  • Alexandre Alvarenga Palmeira Engenharias – UERJ
  • Alexandre Fernandes Habibe Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
  • Paulo André Dias Jacome Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n1.839

Palavras-chave:

Estampagem, Estiramento, ABAQUS.

Resumo

A necessidade de redução do tempo e dos custos de geração de um projeto faz com que a indústria utilize métodos de simulação numérica para o desenvolvimento de produtos. O objetivo deste trabalho é avaliar quais os modelos e métodos de solução são mais adequados e eficientes na simulação da conformação de chapas pelo MEF, através de modificações dos parâmetros de simulação, tais como: técnica de integração no tempo, velocidade de análise e refino de malha. Para tanto, é simulado o ensaio de estiramento de chapas finas proposto pela Universidade do Estado de Ohio e o embutimento de uma lata de atum. Nas simulações é utilizado o código ABAQUS. Observa-se, que o método implícito dinâmico possuir uma melhor precisão nos resultados simulados, quando comparados com os resultados experimentais e apresenta um elevado custo computacional. Em virtude de tal fato, o método explícito dinâmico apresenta uma melhor relação custo/benefício. Conclui-se que a
velocidade imposta ao modelo, apresenta uma grande influência na acurácia dos resultados. Observa-se que mesmo para níveis de velocidade muito baixos a relação energia cinética/energia de deformação é superior a 5%. Outro aspecto que apresenta elevada
influência na precisão dos resultados é o refino da malha da chapa.

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Referências

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Publicado

27-03-2017

Como Citar

PALMEIRA, Alexandre Alvarenga; HABIBE, Alexandre Fernandes; JACOME, Paulo André Dias. Técnicas de Modelagem de Conformação de Chapas por Elementos Finitos. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 1, n. 1, p. 41–54, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v1.n1.839. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/839. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

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