Políticas sociais para a promoção da igualdade racial:a luta do movimento negro na região sul fluminense

Autores

  • A. C. S. Dias UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Faria UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • E. C. Silva UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. de Gilberton UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Resumo

A construção do PIC está vinculada às discussões reflexões realizadas na disciplina de Mov.Sociais,do 5ºP do S.S. do UniFOA.A região sul fluminense se destaca,dentre outros motivos, por sua historia de mobilização participação social.Pretendemos valorizar essa característica histórica;investigar contribuição do movimento negro na região p a construção de políticas de promoção d igualdade racial;conhecer a historia de constituição e luta do movimento negro;identifica de que forma a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial,desenvolvida pelo Governo Federal; promover interlocução entre o centro de formação e a comunidade sobre a mobilizações políticas da região;fomentar atitude investigativa nos alunos visando a conhecimento do contexto de sua intervenção profissional. A investigação é realizada com base num referencial teórico que considera os sujeitos sociais como protagonistas de su historia e os movimentos sociais como possibilidade de transformações culturais  políticas os elementos internos:demandas e reivindicações;repertórios de açõe coletivas,composição social.E os externos: ao cenário político e cultural,as articulações alianças,relações com outros movimentos.Utilizamos a combinação de instrumentos d coleta de dados tendo as entrevistas como principal recurso

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-02-2019

Como Citar

DIAS, A. C. S.; FARIA, C.; SILVA, E. C.; GILBERTON, A. de. Políticas sociais para a promoção da igualdade racial:a luta do movimento negro na região sul fluminense. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 2, n. 1 esp, p. 37, 2019. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2885. Acesso em: 21 nov. 2024.