Perfil de utilização de medicamentos pela população no município de Volta Redonda/RJ
Palabras clave:
Relações comunidade-instituição, Esquema de medicação, Uso de medicamentos, AntiinflamatóriosResumen
A utilização de medicamentos representa grande desafio para a Saúde Pública. De acordo com a OMS, esta é definida como a distribuição, comercialização, prescrição e uso de medicamentos com ênfase especial sobre as conseqüências sociais, médicas e econômicas resultantes destes. Traçar o perfil da utilização de medicamentos no município de Volta Redonda/RJ. Verificar se existem fatores preditivos para o uso de determinados medicamentos dentre as variáveis pesquisadas. Foram aplicados questionários de fácil entendimento à população participante de uma Ação Social (“Mega Cidadania é Aqui – A Prefeitura no seu bairro”) do município de Volta Redonda/RJ. Os entrevistados responderam perguntas que objetivaram saber: quais os medicamentos de uso contínuo e para quais enfermidades se destinavam, se houve necessidade de hospitalização no último ano ou consultas médicas recentes, além dos gastos mensais com medicamentos. Juntamente com o questionário, foi aplicado um termo de consentimento livre e esclarecido. Do total de 279 questionários obtidos, nenhum preencheu caráter de exclusão. Dentre os entrevistados, 60,58% eram do sexo feminino. Do total, 73% não possuíam plano de saúde e 38,7% possuíam ensino fundamental incompleto. A renda familiar predominante da amostra pesquisada foi de dois a três salários mínimos mensais, correspondendo a 34,76% dos pesquisados, sendo que 34% do total dos indivíduos entrevistados não possuíam atividade remunerada. A classe de fármacos mais utilizada foi dos antiinflamatórios não hormonais, em primeiro lugar a dipirona, com 32,25% do total. O grupo de patologias que representa a maior taxa de terapia farmacológica, com 21,5% dos entrevistados, foi o das doenças cardiovasculares. Observou-se que o universo amostral contou com população de baixa renda e baixa escolaridade. O grupo dos antiinflamatórios não hormonais foi a classe mais utilizada, reforçando a necessidade de indicações precisas e nos alertando, pois estes fármacos são comercializados sem prescrição médica e não são isentos de efeitos adversos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.