Atividades lúdicas no Ensino Médio
uma revisão na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.4439Palabras clave:
Atividade lúdica, Ensino Médio, Dissertações, TesesResumen
Pesquisas recentes na área de Ensino e Educação indicam que atividades lúdicas são potentes auxiliares para o processo de ensino e aprendizagem, em todos os níveis de educação; da educação infantil à superior. Tendo em vista esse ponto, o presente trabalho relata uma revisão sistemática de dissertações e teses realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, analisando a tendência dos trabalhos que envolveram atividades lúdicas no Ensino Médio. Categorizou-se as dissertações e teses quanto à disciplina do Ensino Médio recorrenteno estudando e também foram levantadas os tipos de atividades lúdicas abordadas nos trabalhos filtrados. Percebeu-se que as disciplinas de Biologia, Matemática, Física e Química são aquelas que mais apresentaram pesquisas envolvendo atividades lúdicas, sendo que dentro delas, atividades de jogos de tabuleiros e de tecnologias de informações são as mais recorrentes. Todavia, houve ocorrência de outras atividades, como bingo, jogos de perguntas e respostas e de role-play game. Por fim, concluí-se que o uso de recursos lúdicos é comum nas disciplinas de Química, Física, Matemática e Biologia, o que sugere a necessidade de mais pesquisas sobre atividades lúdicas no ensino médio, especialmente em outras disciplina.
Descargas
Citas
CARLOMAGNO, M. C.; ROCHA, L. C. DA. Como criar e classificar categorias para fazer análise de conteúdo: uma questão metodológica. Revista Eletrônica de Ciência Política, v. 7, n. 1, 18 jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/recp.v7i1.45771
CARNEIRO, Carla Roberta Teixeira A Perceção dos professores sobre a importância da atividade lúdica na Educação Especial. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Domínio Cognitivo-Motor )—Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus, 2012.
CARRIELLO, G. M. et al. A utilização do RPG Maker para o Ensino de Química: uma revisão da literatura. Revista EducaOnline, v. 16, n. 1, p. 135–151, 2022.
CARRIELLO, G. M.; PEGORARO, G. M.; JUNIOR, J. B. DOS S. Citações a Paulo Freire em trabalhos de ensino de química: um estudo de dissertações e teses. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 2, p. 1–18, 16 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v7n2.15208
CAZEIRO, A. P. M.; LOMÔNACO, J. F. B. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência de atividades lúdicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 24, p. 40–50, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722011000100006
DIAS, T. M. R.; CARVALHO-SEGUNDO, W. L. R. DE. Validação automática dos currículos da plataforma lattes à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, v. 0, n. 0, p. 164–168, 19 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.21747/21836671/pagnesppk21
GERONIMO, R.; GATTI, D. C. Jogos de tabuleiro e Ensino, em busca de interfaces. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 4, n. 1, p. 12–12, 1 dez. 2020.
NETO, H. DA S. M.; MORADILLO, E. F. DE. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 360–368, 2016. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160048
PEDROSA, Elaine Pessoa A importância do lúdico como ferramenta motivacional nas aulas de biologia no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas )—Alagoa Grande: Universidade Federald a Paraíba, 22 jun. 2022.
PEREIRA, J. C. O ensino de botânica na educação básica: dificuldades e o jogo como alternativa didática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia)—Sorocaba, São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 1 set. 2021.
SILVA, A.; METTRAU, M.; BARRETO, M. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 220, 2007. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.88i220.733
SOUSA, E. M. et al. A importância das atividades lúdicas: uma proposta para o ensino de Ciências. Anais... Anais... Em: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. 28 ago. 2012. Disponível em: <https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/view/3948>. Acesso em: 25 set. 2022
SOUZA, B. D. DE; VIANNA, C. A. F. J. Uma revisão sobre as atividades lúdicas no Ensino de Química. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 20, n. 1, p. 05–24, 2020. DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29963
SOUZA, L. D. DE. Tecnologias Digitais no Ensino de Química: Uma Breve Revisão das Categorias e Ferramentas Disponíveis. Revista Virtual de Química, v. 13, n. 3, 29 jun. 2021.
TRAVASSOS, L. E. P. et al. Jogos de tabuleiro na sala de aula. Boletim Alfenense de Geografia, v. 1, n. 1, p. 98–109, 27 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.29327/243949.1.1-5
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.