O uso de computadores de baixo custo para aplicação da metodologia de cenário de simulação em laboratório de voo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3471

Palabras clave:

Cenário de Simulação. Prática Inovadora de Aprendizagem. Currículo Baseado em Competências

Resumen

Este trabalho trata da aplicação do cenário de simulação como metodologia ativa de aprendizagem nas disciplinas que compõem o currículo do Curso Superior de Tecnologia de Pilotagem Profissional de Aeronaves. A pesquisa surge de dois questionamentos dentro da educação superior: o uso das metodologias ativas e o currículo baseado em competências. A pesquisa envolve, basicamente, o uso do computador de baixo custo em laboratório de voo onde se criam situações reais em um ambiente virtual para aplicar a teoria. Essa prática inovadora de aprendizagem baseada em cenário de simulação em laboratório de voo, integrado a outras estratégias didáticas, motiva o discente e gera nele o sentido de responsabilidade sobre o seu aprendizado. Além da revisão bibliográfica sobre a metodologia no desenvolvimento das competências do aluno de pilotagem de aeronaves, essa pesquisa apresenta os dados coletados sobre a evolução do uso pelos docentes do laboratório de voo desde a sua criação, assim como sobre a aplicação da metodologia e a percepção dos discentes do CSTPPA quanto ao seu aprendizado. O próximo passo é mensurar a qualidade do desenvolvimento das competências no aprendizado dos discentes, e as diferenças na aplicação da metodologia por disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margareth Hasse, Universidade Tuiuti do Paraná

Psicóloga com atuação na aviação, Mestre em Comunicação e LInguagens e Doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagens Profissional de Aerovanes da Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Núcleo de Apoio Docente e da Internacionalizaçao da UTP

Maurício Lorenzini Coelho, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Aeronáutica pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (1992). Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais Aviadores pela Academia da Força Aérea (1981). Tem experiência na área de Aeronáutica, Segurança de Voo, Administração com ênfase em Gestão Educacional e Treinamento Aeronáutico. Professor do Curso Superior de Tecnologia em Pilotagem Profissional de Aeronaves e Coordenador da Pós-graduação em Safety na Aviação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Citas

BELL, B. S., KANAR, A. M. & KOZLOWSKI, S. W. J. Current issues and future directions in simulation-based training in North America. Cornell University, 2008. ILR School site: http://digitalcommons.ilr.cornell.edu/articles/412/

COX, B. A. Scenario Based Training in an Aviation Training Environment. All Regis University Theses. Paper 2. 2010. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/36b4/467e8dfb9f6327cdff4a2b4ffcfbb9e3361c.pdf. (Acesso: 5 de julho, 2018).

DENNIS, K. A.; HARRIS, D. Computer-based simulation as an adjunct to ab initio flight training. In: The International Journal of Aviation Psychology, 8(3), 277-292. 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327108ijap0803_6. (Acesso: 23 de julho, 2018).

FANNING et al. The Role of Debriefing in Simulation-Based Learning. Simulation in Healthcare, Volume 2, Number 1, Spring 2007.

GARCIAS, A. C; JUNIOR, M. A. Uso do simulador de voo de baixo custo no processo ensino-aprendizagem de navegação aérea e teoria de voo. In: Encontro de Produção Acadêmico – Científica da UNIFACISA, Campo Grande, MGS, 2013. Disponível em: http://docplayer.com.br/11236652-Uso-do-simulador-de-voo-de-baixo-custo-no-processo-ensino-aprendizagem-de-navegacao-aerea-e-teoria-de-voo.html. (Acesso: 20 de outubro, 2019).

ILIFF, K. W., & TAYLOR, L.W. Fixed-base simulator pilot rating surveys for predicting lateral-directional handling qualities and pilot rating variability. In: Report Number: NASA-TN-D-5358. Edwards, CA: NASA Dryden Flight Research Center, 1969. Disponível em: https://www.nasa.gov/centers/dryden/pdf/87769main_H-626.pdf. (Acesso: 20 de outubro, 2018).

LINTERN, G.; ROSCOE, S. N.; KOONCE, J. M.; SEGAL, L. Transfer of landing skills in beginning flight training. Human Factors, 32, 319-327. 1990. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/001872089003200305. (Acesso: 20 de outubro, 2018).

LINTERN, G.; TAYLOR, H. L.; KOONCE, J. M.; KAISER, R. H.; MORRISON, G. A. Transfer and quasi-transfer effects of scene detail and visual augmentation in landing training. In: The International Journal of Aviation Psychology, 7(2), 149-169. 1997. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/001872089003200305. (Acesso: 28 de outubro, 2018).

KOUWENHOVEN, W. Chapter 1 - competence-based curriculum development in higher education: a globalised concept?. In. Technology education and development. Publisher: Intech, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227452769_Competency_Based_Curriculum_in_Higher_Education_A_Necessity_Grounded_by_Globalization_English_version/citation/download. (Acesso: 10 de novembro de 2018)

ORTIZ, G. A. Effectiveness of PC-based flight simulation In: The International Journal of Aviation Psychology, 4(3), 285-291. 1994. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15327108ijap0403_5. (Acesso: 28 de outubro, 2018).

RUIZ, S.; AGUADO, C. E.; MORENO, R. Educational Simulation in Practice: A Teaching Experience Using a Flight Simulator. In: Journal of Technology and Science Education, vol. 3, p. 181-200, Barcelona, Espanha, 2014.

SALAS, E.; WILDMAN, J. L.; PICCOLO, R. F. Using Simulation-Based Training to Enhance Management Education. Academy of Management Learning & Education, 2009, Vol. 8, No. 4, 559–573. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325008015_Using_Simulation-Based_Training_to_Enhance_Management_Education. (Acesso: 28 de outubro, 2018).

TAYLOR, H. L.; LINTERN, G.; HULIN, C. L.; TALLEUR, D. A.; EMANUEL, T. W.; PHILLIPS, S. I. Transfer of training effectiveness of a personal computer aviation training device. In: The International Journal of Aviation Psychology, 9(4), 319-335. 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235146364_Transfer_of_Training_Effectiveness_of_Personal_Computer-Based_Aviation_Training_Devices. (Acesso: 20 de outubro, 2018).

VOGEL, J. J et. al. Computer gaming and interactive simulations for learning: a meta-analysis. In: Educational Computing Research, Vol. 34(3) 229-243. 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Michelle_Wright3/publication/233742169_Computer_gaming_and_interactive_simulations_for_learning_A_meta-analysis/links/0912f50be3158c6f20000000.pdf. (Acesso: 24 de outubro, 2018).

ZANTOW, KENNETH & KNOWLTON, DAVE & SHARP, D. More Than Fun and Games: Reconsidering the Virtues of Strategic Management Simulations. In: Academy of Management Learning and Education, The. 4. 10.5465/AMLE.2005.19086786. 2005 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277826746_More_Than_Fun_and_Games_Reconsidering_the_Virtues_of_Strategic_M. (Acesso: 20 de novembro, 2019).

Publicado

2020-09-24

Cómo citar

HASSE, Margareth; COELHO, Maurício Lorenzini. O uso de computadores de baixo custo para aplicação da metodologia de cenário de simulação em laboratório de voo. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 43, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n43.3471. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3471. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Tecnologia e Engenharias

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.