Estado do conhecimento: interculturalidade crítica na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3398Palabras clave:
Pedagogia Decolonial. Interculturalidade Crítica. América Latina.Resumen
O artigo apresenta o estado do conhecimento sobre a temática “pedagogia decolonial”, publicada no recorte temporal de 2009-2019 pelos mecanismos da plataforma SciELO. Objetiva-se com este levantamento mapear as publicações sobre essa temática na América Latina como forma de identificar as recorrências de tendências investigativas nesse cenário. A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo “estado do conhecimento” que tem como finalidade levantar dados sobre o conhecimento produzido a respeito do tema, por meio do mapeamento das obras já publicadas. Durante o percurso, identificou-se nove produções distribuídas da seguinte forma: quatro no Brasil, três no México, uma em Porto Rico e outra no Chile. Compreende-se, nessa análise, a possibilidade de atuação contra a agenda hegemônica, tendo em vista um contraprojeto que se edifica a partir da contestação da realidade concreta, que desde a Modernidade vem estruturando, instituindo e aprimorando um formato cada vez mais racista-colonial-patriarcal de sociedade. Os resultados refletem poucas publicações na plataforma SciELO, além de um longo espaço entre as publicações e nenhum estudo com ênfase sobre a formação de professores.
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