Etnofísica e o ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3330Palabras clave:
Etnofísica. Ensino de Física. Ensino Fundamental.Resumen
O ensino de ciências deve levar os alunos a desenvolver competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo. O ensino de física nos anos iniciais pode ajudar na construção do pensamento científico, a partir de conhecimentos prévios do cotidiano que lhes permitam estar constantemente em contado com situações que envolvam o estudo da física. Esses conhecimentos por não serem estimulados por professores dos anos iniciais ficam apenas registrados nas curiosidades dos alunos, que por meio da etnofísica podem ser utilizados no processo de ensino favorecendo a aprendizagem e o entendimento científico, estimulando os alunos a observar, formular hipóteses, experimentar, dialogar e elaborar soluções e conclusões sobre os conhecimentos físicos do seu dia a dia. O objetivo da pesquisa foi fazer uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos da etnociência e etnofísica, bem como o ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Observa-se que quando os alunos fazem uma aproximação entre os conhecimentos científicos com a realidade o faz refletir sobre o verdadeiro papel das ciências, no caso do objeto de estudo do trabalho, a física. O conceito da etnofísica pode ser utilizado vinculado a contextualização da realidade que está presente no dia-a-dia dos alunos.Descargas
Citas
ANACLETO, B. S. Etnofísica na lavoura de arroz. 101p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS. 2007.
BARRETO, A. L. V.; MILTÃO, M. S. R. A compreensão dos fenômenos físicos sob a perspectiva das escolas famílias agrícolas. 2011, p. 677-680. Disponível em: http://www.xvsemic.esy.es/upload/2011/2011XV-052ANA121-200.pdf. Acesso em 01 out. 2017.
COSTA, M. Q.; CATARINO, P. Etnociência: a tecnologia na partilha da ciência. In: III Congresso Internacional: a fenda digital – TIC, escola e desenvolvimento local. Porto, Portugal, 2012, p. 276-82.
CRUZ, S. P. S.; NETO, J. B. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 50, 2012, p. 385-98.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. A educação Matemática em Revista. Blumenau. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. 1, n. 1, 1993, p. 5-11.
DIEGUES, A. C.; ARRUDA, R. S. V. Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: MMA, São Paulo: USP, 2011.
MEDEIROS, R. A. B.; MEIRA, J. L.; BARATA, R. C. Educação matemática e aprender a aprender. In: Anais... XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, SP, 2016.
MILTÃO, M. S. R.; ANDRADE-NETO, A. V.; MADEJSKY, R. Popularização da astronomia na Chapada Diamantina e escolas famílias agrícolas do semi-árido – Bahia. In: I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. Rio de Janeiro, 2011, p. 1-8.
PAIVA, P. N.; GUIDOTTI, C. S. Formação continuada de professores a partir do planejamento colaborativo: a inserção do ensino de física nos anos iniciais. Revista Thema, v. 14, n. 2, 2017, p. 209-24.
PRUDENTE, T. C. A. Etnofísica: uma estratégia de ação pedagógica possível para o ensino de física em turmas de EJA. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, v. 6, n. 10, 2010, p. 1-13.
ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em ensino de ciências, v. 12, n. 3, 2007, p. 357-68.
ROSARIO, S. A. S. A relação entre fenômenos físicos e os saberes-fazeres sobre a cerâmica e o estaleiro naval da comunidade “Vila Cuéra” no município de Bragança-PA: uma perspectiva etnofísica. In: II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências. Anais... v. 1, 2007, Campina Grande-PB. ISSN 2525-3999.
SILVA, S. C. R.; SCHIRLO, A. C. Teoria da aprendizagem significativa de Ausebel: reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, 2014, p. 36-42.
SILVA, L. B. L. Etnomatemática. 56p. TCC (Pós-Graduação Latu Sensu em Matemática) – Universidade Estadual de São Paulo – Escola de Engenharia de Lorena. Lorena, SP, 2008.
SILVA, J. A.; TAUCHEN, G. Ensino de ciências e investigação-ação educacional. Curitiba, PR: CRV, 2015.
SOUZA, E. S. R.; SILVEIRA, M. R. A. Etnofísica e linguagem. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 23, 2015, p. 103-17.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.