Análise dos investimentos sociais da Petrobrás - uma comparação dos anos 2013 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3108Palabras clave:
Contabilidade. Investimentos Sociais. Responsabilidade Social.Resumen
A Contabilidade é uma Ciência Social aplicada que busca, através da sua função social, prestar informações sobre as relações das empresas com a sociedade na qual ela está inserida, em um mesmo contexto social. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi o de identificar o grau em investimentos sociais da Petrobrás em comparativo de intervalo de 5 anos. Para identificar o referido grau, foram utilizados os valores divulgados, pela empresa em investimento social sobre a Receita de Vendas Consolidada e o Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social. A pesquisa mostrou que não há auditoria das informações. Foram encontradas informações sobre investimentos sociais com a mensuração de tributos incluídos dentro destes valores (excluindo os encargos sociais), prejudicando a apuração do grau em investimentos sociais. A empresa faz investimentos socioambientais, não identificando os valores sociais e os ambientais e realiza também os investimentos ambientais, os investimentos ambientais não foram levados em consideração.Descargas
Citas
BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Balanço Social e Outros Aspectos da Responsabilidade Social Corporativa. Relato Setorial Nº 2. Área de Desenvolvimento Social - AS/GESET. Rio de Janeiro: BNDES, 2000. Disponível em http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/relato/social02.pdf. Acesso em 01 de Julho 2019.
BMF Bovespa – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Disponível em http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/indices/indices-de-sustentabilidade/indice-de-sustentabilidade-empresarial-ise.htm. Acesso em 10 de Julho de 2019.
CUNHA, Jacqueline Venerosos Alves da. Demonstração contábil do valor adicionado – DVA – um instrumento de mensuração da distribuição da riqueza das empresas para os funcionários. Dissertação de mestrado - Faculdade de Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEA/USP, 2002.
GUERREIRO, Reinaldo. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade - São Paulo, Tese de Doutoramento, FEA-USP, 1989.
Grupo de Instituições Fundações e Empresas – GIFE. Disponível em https://www.gife.org.br/investimento-social-privado/. Acesso em 01 de Maio 2019.
IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Disponível em https://www.idis.org.br/. Acesso em 01 de Maio 2019.
KREITLON, Maria Priscilla. A Ética nas Relações entre Empresas e Sociedade: Fundamentos Teóricos da Responsabilidade Social Empresarial. In: XXVIII ENANPAD, Curitiba, 2004.
KROETZ, Cesar Eduardo S. Contabilidade Social. Ijuí- RS: 1999.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato, Metodologia da Investigação Cientifica para ciências sociais aplicadas - 2º edição, Editora São Paulo: Atlas S.A. 2009.
Petrobras – Relação com Investidor. Demonstrações Financeiras da Petrobrás 2013 – Disponível em https://www.investidorpetrobras.com.br//ptb/8718/RA2013Portugues25fev2014.pdf Acesso em 01 de Maio 2019.
Petrobras – Relação com Investidor. Demonstrações Financeiras da Petrobrás 2018 – Disponível em https://www.investidorpetrobras.com.br//ptb/71/DFP_2018_interativo.pdf. Acesso em 01 de Maio 2019.
Petrobras – Relação com Investidor. Relatório de Sustentabilidade da Petrobrás 2013 – Disponível em https://www.investidorpetrobras.com.br/ptb/8717/relatoriodesustentabilidade2013portugues.pdf. Acesso em 01 de Maio 2019.
Petrobras – Relação com Investidor. Relatório de Sustentabilidade da Petrobrás 2018 – Disponível em https://www.investidorpetrobras.com.br/ptb/83/Sustentabilidade_2018.pdf. Acesso em 01 de Maio 2019.
SANTOS, Ariovaldo dos. Demonstração do Valor Adicionado: como elaborar e analisar a DVA. São Paulo: Atlas, 2003.
TACHIZAWA,Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa. São Paulo: Atlas, 2002.
TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2006.
VERGARA, Sylvia Constant, Projetos e Relatórios de pesquisa em Administração, 9ª edição, Editora Atlas S.A.2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.