Uso da integração entre Arduino e Matlab no ensino de robótica para engenharias
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3025Palabras clave:
Robótica. Engenharia. Arduino. Matlab.Resumen
O mercado de trabalho cada vez mais competitivo tem exigido um alto nível de qualificação dos novos profissionais. É importante que engenheiros estejam capacitados quanto às novas tecnologias utilizadas na indústria. Dentro deste contexto, os autores deste trabalho propuseram a realização de um minicurso de introdução à robótica para alunos de graduação em engenharias. Isto os motivou a realizar um trabalho sobre o uso da integração entre a placa eletrônica arduino e o software Matlab. Ademais, também era necessário explorar a interdisplinaridade, utilizar os recursos pré-existentes na universidade em atividades teóricas e experimentais e buscar ferramentas de programação simplificadas em razão da baixa carga horária. Os autores optaram por desenvolver atividades através de um braço robótico didático similar aos modelos industriais mais comuns, utilizando a integração entre arduino e Matlab para tornar os experimentos possíveis. Com base na teoria de análise de posição e outros estudos de robótica, os testes foram realizadas através de toolbox, modelo numérico téorico, modelo 3D e modelo experimental. O uso integrado entre arduino e Matlab foi validado através da comparação entre resultados teóricos e práticos de cinemática direta e permitiu explorar a interdisciplinaridade utilizando os softwares disponíveis na universidade utilizando apenas uma única linguagem de programação, o que favoreceu o processo de aprendizagem dos alunos.
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