Perfil comparativo de resistência bacteriana da colonização nasal por Staphylococcus aureus
Resumen
O Staphylococcus aureus apresenta grande destaque dentre os patógeno mais prevalentes no ambiente hospitalar por apresentar elevada capacidade de aquisição de resistência a antibióticos. Objetivo: Avaliar a incidência e o perfil de resistência de colonização nasal por Staphylococcus aureus em acadêmicos com diferentes intensidade de contato hospitalar nas Faculdades de Medicina de Volta Redonda e Campo Metodologia: Em Volta Redonda, foram amostrados 33 acadêmicos do ciclo básico co restrição do contato hospitalar e 36 do ciclo clínico com efetivo contato. Em Campo foram amostrados 30 acadêmicos do ciclo básico e 30 do clínico, sendo realizada avaliação do perfil de resistência a 12 antibióticos. Resultados: A colonização nasal pel referido agente em Volta Redonda foi de 11 cepas (30,5%) nos estudantes do ciclo clínic e 10 cepas (29,4%) nos do básico. Em Campos, foi de 12 cepas (40%) nos acadêmico do ciclo clínico e 9 cepas (30%) nos do básico. Sendo o perfil de resistência significativamente maior nos acadêmicos do ciclo clínico, em ambas as escolas Conclusão: Os resultados encontrados foram similares em ambas escolas, indicando necessidade de conscientização de médicos e acadêmicos para uma criteriosa utilizaçã de fármacos antibióticos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.