Processo de reconstrução 3D de liga de titânio
Palabras clave:
Seccionamento em série, reconstrução 3D, ligas de titânioResumen
As informações tridimensionais das microestruturas dos materiais são, geralmente, obtidas por estereologia quantitativa a partir de métodos tradicionais de metalografia bidimensional. Uma caracterização tridimensional direta permite visualizar e analisar a geometria, a morfologia e a conectividade dos componentes microestruturais. O processo de reconstrução 3D por seccionamento em série utiliza técnicas de metalografia clássica associada à reconstrução computacional. O processo engloba as seguintes etapas: remoção de camadas paralelas da amostra, através de polimento mecânico, aquisição e processamento das imagens, renderização e visualização 3D. Atualmente, as ligas de titânio são biomateriais muito atrativos, pois possuem excelentes propriedades mecânicas (baixo módulo de elasticidade), excelente biocompatibilidade e resistência à corrosão. As ligas de titânio com microestrutura porosa são utilizadas como revestimento em implantes ortopédicos maciços, pois são capazes de diminuir a diferença de rigidez que há entre o implante e o osso humano. A superfície áspera dos implantes porosos facilita o crescimento dos ossos nos poros, servindo como ancoradouro para a fixação biológica. A liga Ti6Al4V tem características satisfatórias para utilização em implantes ortopédicos, porém para projetar ótimos implantes com revestimentos porosos é necessário conhecer as características morfológicas e principalmente a conectividade dos poros. Assim, o processo de reconstrução 3D foi usado para analisar a morfologia e a distribuição espacial da porosidade da liga Ti6Al4V, produzida por metalurgia do pó, em relação às 3 temperaturas de sinterização adotadas na confecção das ligas. Os resultados mostraram que o aumento da temperatura diminui o tamanho e a fração volumétrica, além de mudar completamente a morfologia e conectividade dos poros. Para a temperatura mais baixa (250 ºC) a fração volumétrica é de 14%, enquanto para as temperaturas mais altas a fração volumétrica é de 4% (1400 ºC) e 3% (1500 ºC).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.