O debate sobre homofobia no jornal Diário do Vale
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n41.2812Palabras clave:
Mídia. Homofobia. Homossexualidade. População LGBTResumen
A homofobia é um termo utilizado para designar uma forma de preconceito e aversão às homossexualidades em geral, que tem se mostrado no cenário nacional com certa força política, conceitual e analítica. É fundamental o enfrentamento e desconstrução de suas práticas violentas. Na sociedade brasileira há pouco conhecimento sobre homofobia. Nesse sentido, a mídia se constitui um importante dispositivo para a análise e compreensão da homofobia no Brasil. Este artigo é o resultado de um projeto de iniciação científica que se propôs a analisar as premissas centrais que erigem o debate sobre a homofobia e direitos humanos veiculados mídia. Pesquisa com abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a análise de documentos e o levantamento bibliográfico. O processo metodológico consistiu na seleção, classificação e análise de notícias sobre homofobia publicadas veiculadas no jornal Diário do Vale. Foram levantadas 25 notícias, publicadas no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2017. As notícias apontam um debate marcado pela atuação do Ministério Público Federal no enfrentamento da homofobia, um inexpressivo debate sobre os casos de homofobia acontecidos na região e uma apresentação da Parada LGBT como uma atividade de lazer.
Descargas
Citas
ALLES, N. L.; COGO, D. Sou feliz sendo prostituta: incidência de discursos governamentais e midiáticos sobre prostituição. Esferas. Ano 2, nº3, jul/dez, 2013, p.1120.
BORILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
CARRARA, S. et al. (orgs). Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília, DF: Secretaria Especial de Políticas para as mulheres, 2010. 5v.
CARRARA, S. et al.. Política, direitos, violência e homossexualidade. Rio de Janeiro: Cepesc, 2006. Pesquisa realizada na 9ª parada do orgulho GLBT – São Paulo 2005.
CARVALHO, S.. Sobre a Criminalização da Homofobia: perspectivas desde a criminologia queer. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 99, p. 197. 2012.
CITELI, M. T. Saúde reprodutiva: mídia, ciência e humanidades. In: OLIVEIRA, M. C. e ROCHA, M. I. B. (Orgs.). Saúde reprodutiva na esfera pública e política na América Latina. Campinas, SP: Editora da Unicamp/NEPO, 2001. p. 237-262.
DIÁRIO DO VALE. Diário do Vale amplia liderança na internet e redes sociais. Disponível em <https://diariodovale.com.br/regiao/diario-do-vale-amplia-lideranca-na-internet-e-redes-sociais/>. Acesso em: 16 de set. de 2018.
EINSTEIN, A. Escritos da Maturidade. 3ª reimpressão, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.
FRY, P. Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982. p.87-115.
GÓIS, J. Desencontros: as relações entre os estudos sobre a homossexualidade e os estudos de gênero no Brasil. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 11, n. 1, jan/jun. 2003.
G1. Mais da metade dos deputados federais é a favor de criminalizar a homofobia. Disponível em https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/11/27/mais-da-metade-dos-deputados-federais-e-a-favor-de-criminalizar-a-homofobia.ghtml >. Acesso em: 27 de nov. de 2018.
HERZLICH C. A problemática da representação social e sua utilidade no campo da doença. In: PHYSIS, Revista de Saúde Coletiva. RJ, 15 (suplemento), 2005. p. 57-70.
MELLO, L; AVELAR, R. B.; MAROJA, D.. Por onde andam as Políticas Públicas para a População LGBT no Brasil. Revista Sociedade e Estado. Brasília, v. 27, n. 2, maio/ago, p. 289-312, 2012.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11.ed. Rio de Janeiro/São Paulo, Hucitec Abrasco, 2008.
MOTT, L. Homossexualidade: mitos e verdades. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2002.
MOTT, L. Violação dos direitos humanos e assassinato de homossexuais no Brasil. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 2000.
OUVERNEY-KING, J. R. e BATISTA FILHA, M. J. T.. Mídia e Homofobia: Uma Análise do Discurso do Mediascape Paraibano. Gênero e Direito. Universidade Federal da Paraíba, nº 03, 2015, p.116-140. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/index>. Acesso em: 05 de out. de 2018.
RIOS, R. R. O conceito de homofobia na perspectiva dos direitos humanos e no contexto dos estudos sobre preconceito e discriminação. In: RIOS, R. R. (Org.). Em defesa dos direitos sexuais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
SILVA, F. M. Adiamento de ADO de criminalização da homofobia mostra omissão do STF. Revista Carta Capital. Disponível em <https://www.cartacapital.com.br/justica/adiamento-de-ado-de-criminalizacao-de-homofobia-mostra-omissao-do-stf/>. Acesso em 14 de out. de 2018.
VÍCTORA, C. et al. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.
WEINBERG, Georgee. Society and the healthy homossexual. New York: St Martin’s Press, 1972.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.