O aquecimento global e sua influência sobre a Mata Atlântica: algumas considerações
Palabras clave:
Aquecimento global, impacto ambiental, Mata AtlânticaResumen
A Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais importantes do mundo e destaca-se, entre os demais por possuir elevados índices de biodiversidade e endemismo. Embora ainda mantenha muito de sua riqueza biológica, o bioma encontra-se atualmente reduzido a fragmentos florestais isolados, os quais somados representam menos de 7% da cobertura original do bioma. O presente trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica e teve como objetivos compilar informações acerca do aquecimento global e sua influência sobre a mata atlântica. Foram consultados diversos artigos científicos e de divulgação, livros, notas em jornais e revistas e demais fontes específicas, de autoria de renomados pesquisadores, onde foram levantados dados e informações relevantes sobre o assunto em questão. Pode-se afirmar que o bioma Mata Atlântica tem sofrido sérios prejuízos no que diz respeito à sua composição, estrutura e endemismos. Sugere-se que devido ao aquecimento global ocorrerá o descongelamento da enorme quantidade de água acumulada, sob a forma de gelo, nas calotas polares e nas altas montanhas. Esse processo acarretará uma elevação do nível do mar e, por consequência, uma maior evaporação de água, aumentando a intensidade e frequência de chuvas por toda a terra. Nesse caso, o planeta passaria a apresentar profundas alterações em suas paisagens, alterando, também, a distribuição da fauna e flora. Nesse contexto, o bioma poderá ser reduzido em até 60% de sua área atual, caso a temperatura média do planeta aumente entre 3ºC e 4ºC até o final do presente século. Essas alterações provocarão uma acentuada mudança nos padrões de distribuição das espécies, assim como uma diminuição da diversidade biológica e a extinção de espécies endêmicas. Analisando as informações obtidas, conclui-se a necessidade de incentivo à projetos ambientais, objetivando o conhecimento dos táxons ocorrentes e auxiliando sua conservação “in situ”.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.