Efeito antimuda do extrato bruto metanólico de Bromelia antiacantha sobre Oncopeltus fasciatus d. (Lygaeidae)
Palabras clave:
Oncopeltus fasciatus, Bromelia antiacantha, ecdise, bioativa, metanólicoResumen
A família Lygaidae possui cerca de 1.500 espécies descritas, e a esta pertence Oncopeltus fasciatus (Dallas, 1852). Como outros Hemípteros que atacam folhas, os Ligeideos nelas determinam o aparecimento de pequenas manchas cloróticas nas partes picadas pelo rostro e, em conseqüência destas lesões, as folhas secam e morrem (BEST, 1977). Na área de produtos naturais, a pesquisa com plantas tem o objetivo de descobrir substâncias bioativas que possam ser utilizadas como inseticidas naturais para o uso direto no controle de insetos-praga ou ainda como protótipos de novos produtos inseticidas industrializados (VENDRAMIM, 2000). Bromelia antiacantha Bertol é uma espécie terrestre com propriedades anti-helmíntica, antitussígena e também usada no tratamento de cálculos renais (REITZ,1983). As folhas de B. antiacantha foram maceradas com metanol originando o extrato bruto metanólico (290 mg), que particionado com clorofórmio deu origem à uma subfração solúvel (SC; 123 mg) e outra insolúvel (IC; 87,6 mg). Os bioensaios foram realizados sobre O. fasciatus (colônia mantida no Laboratório de insetos vetores/ USS), com tratamento tópico e oral (adicionado à água da dieta das ninfas de 5º estádio dos insetos). Foram utilizados grupos de 20 ninfas em triplicatas e três repetições. O extrato bruto e a subfração SC foram dissolvidos em etanol e acetona respectivamente. Os controles compreenderam grupos com e/ou sem adição do solvente de diluição. Posteriormente, o extrato bruto foi aplicado na parte ventral do abdômen (μl) ou diluído em solução salina (1:3) e adicionado à água da dieta (ml) dos insetos, e a subfração SC foi aplicada apenas por uso tópico, ambos nas concentrações de 50, 100 e 200 μg. Após os tratamentos, os insetos foram mantidos a 28 ºC em dieta normal (sementes de girassol e água), e observados durante 15 dias, quanto ao desenvolvimento, mortalidade e durante 35 dias quanto à reprodução. O tratamento oral com o extrato bruto metanólico resultou em 50% de inibição da ecdise (200 μg/ml) e 60% de mortalidade de ninfas. O tratamento tópico com o extrato bruto (100 μg/μl) resultou em 50% (18 1.6) a viabilidade dos ovos, 79% (42 3.5) (P<0,01) a viabilidade das ninfas, e 84% (9 1.7) (P<0, 001) a viabilidade de adultos de O. fasciatus. O tratamento tópico com a subfração SC não apresentou atividade, nas condições testadas. Os experimentos com a subfração metanólica estão em andamento. Todos os dados foram analisados pelo teste de Tukey. Os dados obtidos sugerem que o extrato bruto metanólico de B. antiacantha interfere sobre o desenvolvimento de O. fasciatus inibindo a ecdise e afetando o desenvolvimento do Hemiptera, em condições de laboratório. Entretanto a fração solúvel em clorofórmio, provavelmente rica em substâncias apolares, não foi ativa nas condições testadas permitindo inferir que as substâncias bioativas são polares e foram concentradas na fração metanólica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.