Perfil Intraempreendedor: um estudo sobre o perfil profissional encontrado em organização pública do setor bancário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n21.27Resumen
Este artigo aplica-se em estudar o perfil profissional encontrado em organização pública do setor bancário brasileiro, relacionando-o à conceitos de intraempreendedorismo. Assim, elaborou-se um referencial de análise preliminar a partir de revisão bibliográfica, alcançando com isso a fundamentação necessária para o estudo, que teve como foco expor questões importantes que enfatizam características de um profissional intraempreendedor, bem como, o teste de perfil dos profissionais atuantes em organização pública do setor bancário brasileiro. A pesquisa estrutura-se em uma série de alternativas relacionadas ao perfil intraempreendedor, e fora aplicada a uma amostra de 53 profissionais. Os resultados sugerem considerável falta de colaboradores com perfil intraempreendedor na organização estudada.Descargas
Citas
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed. Barueri: Manole, 2012.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
LACOMBE, B. M. B.; TONELLI, M. J. O Discurso e a Prática: o que nos dizem os especialistas e o que nos mostram as práticas das empresas sobre os modelos de gestão de recursos humanos. Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 157-174, mai./ago. 2001.
MCCRAW, T. K. O Profeta da Inovação: Joseph Schumpeter e a destruição criativa. São Paulo: Record, 2012.
PINCHOT III, G. Intrapreneuring: por que você não precisa deixar a empresa para tornar-se um empreendedor. São Paulo: Harbra, 1989.
PINCHOT III, G.; PELLMAN, R. Intra-empreendedorismo na Prática: um guia de inovação nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SCHUMPETER, J. A. A Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
SEQUEIRA, S. V. Intraempreendedorismo e Organizações Não-Governamentais: prática e discursos. Tese (Doutorado em Administração de Empresas). Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2005.
URIARTE, L. R. Identificação do perfil intraempreendedor. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.