Semiotécnica na administração de drogas parenterais: contribuição ao ensino de enfermagem

Autores/as

  • M. E. S. Bittencourt UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. R. Braz UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palabras clave:

ensino, enfermagem, semiotécnica

Resumen

Sabe-se que dentre as atividades desenvolvidas pela Enfermagem, a administração de medicamentos é uma das mais importantes e de maior responsabilidade, exigindo do profissional, conhecimentos técnico-científicos sólidos. Essa dissertação visa produzir uma mídia digital a ser utilizada como instrumento de apoio didático na graduação de Enfermagem, como uma nova metodologia de ensino em administração de drogas por vias parenterais, nas disciplinas Enfermagem em Semiotécnica. Compreendemos as dificuldades enfrentadas pelos discentes, no que concerne à administração parenteral de medicamentos, e acreditamos que estas possam ser trabalhadas e superadas, durante as aulas práticas. Entendemos que a utilização de recursos computacionais possam ser ferramentas efetivas e facilitadoras do processo ensino-aprendizagem. Objetivando: identificar o conhecimento e a habilidade do discente de enfermagem na administração de drogas por vias parenterais, elaborar mídia digital como estratégia facilitadora para o processo ensino-aprendizagem das técnicas de administração de medicamentos via parenteral em Semiotécnica e avaliar a aplicabilidade da mídia digital elaborada através da opinião dos docentes preceptores de campo de estágio e discentes. A população do estudo será representada pelos discentes de Enfermagem do 4° período que estão cursando a disciplina de Enfermagem em Semioténica II, estando assim embasados cientificamente para a execução de técnicas de administração de drogas parenterais. Estes serão selecionados de modo aleatório, através de sorteio do número de matrícula, considerando sua representatividade estatística. Espera-se que os discentes possam desenvolver habilidades durante as aulas ministradas, no contexto das técnicas de administração de drogas parenteral. Conclui-se no fato de que a percepção dos discentes durante as aulas práticas de administração de drogas parenterais permitirá identificar as contribuições da mídia digital proposta neste estudo, para uma administração consciente e criteriosa das drogas aos pacientes, assim como, um planejamento eficaz que produza cuidados com qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-01

Cómo citar

BITTENCOURT, M. E. S.; BRAZ, M. R. Semiotécnica na administração de drogas parenterais: contribuição ao ensino de enfermagem. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 72, 2018. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2600. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 > >>