Comparação entre modelos matemáticos para avaliar o impacto ambiental do lixiviado no solo
Palabras clave:
lixiviado, difusão e cinética de transferência de massaResumen
No Brasil, o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos tem o aterro sanitário como uma solução sanitária e economicamente adequada para a disposição final dos resíduos sólidos, uma vez que ainda existe disponibilidade de área na maioria dos municípios. Além disso, o aterro sanitário apresenta boa viabilidade econômica em sua execução e operação, e requer menos investimentos em relação a alternativas como a incineração, unidades de triagem e compostagem, dentre outros. Entretanto, os mecanismos de decomposição da matéria orgânica, a influência da composição no comportamento da massa de lixo, a eficiência na atenuação de sua carga contaminante, tipos de tratamento e os riscos ambientais são aspectos relevantes que não foram ainda completamente explorados. Neste trabalho, utiliza-se a técnica da simulação computacional aliada a experimentos direcionados, com o objetivo de, através de uma ferramenta de cálculo, avaliar os impactos ambientais causados pela deposição de lixo urbano no Aterro Sanitário de Rio das Ostras, localizado na cidade de Rio das Ostras–RJ. Esta pesquisa tem por objetivo principal, comparar dois modelos de simulação computacional que avaliam os fenômenos de difusão e sorção de íons inorgânicos (cloreto, amônio e cálcio) presentes em lixiviado e no solo de Aterro. O primeiro modelo enfatiza os fenômenos difusivo e sorsivo através de modelos simples de isortermas de sorção (Linear, Langmuir e Freundlich) no processo de migração de contaminantes do lixiviado para o solo e vice-versa. O Segundo modelo baseia-se na cinética de transferência de massa dos íons estudados. O desenvolvimento de ambos modelos se deu a partir de dados experimentais obtidos através de ensaios realizados em laboratório e em campo. Os resultados mostraram que o processo de migração de íons inorgânicos não pode ser explicado completamente como resultado de difusão iônica e sorção, mas sim através da ação simultânea de três fenômenos de transferência de massa: difusão, sorção e advecção.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.