Perfil antropométrico dos adolescentes escolares no município de Volta Redonda - RJ
Palabras clave:
adolescentes, antropometria, estado nutricionalResumen
O período da adolescência é marcado por profundas mudanças biopsicossociais quando o adolescente começa a definir sua identidade e a estabelecer um sistema de valores pessoais, mostrando-se especialmente vulnerável aos enormes agravos enfrentados pela maioria das sociedades atuais. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o perfil antropométrico dos adolescentes escolares do município de Volta Redonda-RJ. O estudo foi transversal e controlado, realizado em uma escola particular e uma pública de Volta Redonda-RJ com os adolescentes que preencheram os critérios de inclusão. Foi feito avaliação antropométrica (peso, estatura, perímetro braquial, pregas cutâneas triciptal e subescapular) e calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), área muscular e adiposa braquial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do UNIFOA. Participaram da pesquisa 269 adolescentes, destes 182 adolescentes de uma escola pública (39,0% masculino e 61% feminino) e 87 adolescentes de uma escola particular (48,3% masculino e 51,7% feminino). Os resultados mostraram que a média de idade dos adolescentes participantes da pesquisa foi de 16,53 (1,19) anos da escola pública e 12,98 (1,25) anos da escola particular. Com relação ao estado nutricional, a maioria dos adolescentes das escolas particular (82,42%) e pública (74,71%) apresenta eutrofia pelo parâmetro de IMC. Porém, os resultados mostram a presença de excesso de peso, sendo essa maior que a magreza. Referente à massa magra, constatou-se a existência de depleção moderada e grave nos adolescentes das escolas particular (40,23%) e pública (19,78%). Quanto à área adiposa braquial, houve uma predominância de eutrofia dos adolescentes tanto das escolas particular (90,80%) como da pública (96,15%). Pode-se concluir que houve predominância da adequação nutricional. Entretanto, existe a presença de excesso de peso e de depleção de massa magra que podem constituir um risco à saúde destes adolescentes na vida adulta.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.