Níveis elevados de BNP e presença de isquemia miocárdica na Cintilografia de perfusão miocárdica em pacientes admitidos na unidade de dor torácica
Palabras clave:
BNP, cintilografia de perfusão miocárdica, dor torácicaResumen
Com a descoberta de que o coração não era um órgão que recebia apenas estímulos elétricos e mecânicos, mas também recebia estímulos hormonais, as pesquisas se intensificaram e vários hormônios foram descobertos, dentre eles o BNP (peptídeo cerebral natriurético tipo B). O BNP é um peptídeo vasoativo, isolado inicialmente no cérebro, e apenas após alguns anos foi descoberto sua relação com as doenças cardiovasculares, pois foi encontrado também nas paredes ventriculares, principalmente no ventrículo esquerdo. Estudo de coorte retrospectivo, longitudinal, onde foram selecionados pacientes consecutivos que deram entrada na Unidade de Dor Torácica do Hospital Pró-Cardíaco, no período de dezembro de 2002 a abril de 2005, com suspeita de síndrome coronariana aguda. Estes foram avaliados por protocolo de dor torácica que incluía além da história clínica a realização de eletrocardiograma e dosagem de marcadores de necrose miocárdica seriados e dosagem do peptídio natriurético cerebral (BNP, do inglês: Brain Natriuretic Pepitide), em um intervalo não inferior a seis horas. Os pacientes que tiveram excluído o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio foram submetidos à estratificação do risco coronariano através da cintilografia de perfusão miocárdica de repouso e estresse. Os pacientes foram selecionados inicialmente através de pesquisa no banco de dados do Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular do Hospital Pró-Cardíaco de onde foram obtidos os dados referentes ao exame de cintilografia miocárdica. Os dados clínicos referentes ao atendimento dos pacientes, assim como resultados de exames laboratoriais, foram obtidos dos prontuários médicos arquivados no Hospital Pró-Cardíaco. Esta foi considerada a fonte principal dos dados. Os dados referentes à cineangiocoronariografia foram obtidos do banco de dados do serviço de Hemodinâmica do Hospital Pró-Cardíaco.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.