SOFTRAIZES – Um software educacional para apoio ao ensino de Cálculo Numérico
Palabras clave:
softwares educativos, cálculo numérico, computação gráfica aplicadaResumen
Uma das formas de utilizar a informática como apoio ao ensino é através de um sistema computacional educativo. Tais sistemas tem o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem de um conteúdo ou assunto educacional. Este trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento de um software educativo para apoio ao ensino da disciplina cálculo numérico, com foco principal, nos métodos de determinação de raízes de equações algébricas não-lineares e transcendentais. O software, chamado de SOFTRAIZES, tem como principal característica a possibilidade de visualização gráfica do processo de determinação das raízes, facilitando e melhorando a interpretação dos conteúdos teóricos e auxiliando o desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação de resultados. É importante ressaltar, que o uso de um sistema computacional com enfoque educacional, não deve ser considerado como uma máquina de ensinar. Ele deve ser usado como uma ferramenta auxiliar que permita a reflexão e autonomia do aluno na construção de ideias, bem como trabalhar com o erro adicionando a possibilidade de interação entre professor e aluno, da oportunidade da troca de ideias entre participantes de mesmo grupo e da facilidade de efetuar novos experimentos. Outra característica dos softwares educacionais é que eles medeiam à prática pedagógica oferecendo desafios importantes voltados à produção intelectual, em que o aluno passa a ser produtor de conhecimento e a ação docente dá lugar à relação dialógica que permite ao professor e ao aluno aprender a aprender, num processo coletivo para a produção do conhecimento. O papel do professor está mudando, se transformando e com a utilização deste recurso espera-se que a mediação do professor seja muito mais necessária durante todo o processo de aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.