Elaboração de atividades de ensino como estratégia para a captação de doadores de medula óssea

Autores/as

  • L. T. Silva UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. M. S. de Meirelles UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • F. A. Aguiar UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2322

Palabras clave:

medula óssea, captação, ensino, cadastro

Resumen

Pacientes com leucemias, aplasia de medula, linfomas, mieloma e outras doenças necessitam de um tratamento especial, denominado transplante de medula óssea, que é um tecido que produz as células do sangue. Para tanto é necessário que o doador seja voluntário na coleta de uma amostra de sangue para a tipagem do Sistema HLA (Antígenos de Histocompatibilidade). O doador fica assim cadastrado em um Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e poderá ser chamado para a doação da medula óssea, quando seu Sistema HLA for compatível com o sistema HLA do paciente que necessita do transplante. Autores relatam a dificuldade na adesão de voluntários, principalmente pela falta de informação ou receio de que tal doação possa lhe trazer sequelas. O objetivo deste trabalho é promover a criação de um site com informações básicas para atividades de comunicação e educação para a saúde. Estão previstas como etapas a elaboração de um software com imagens em 3D para simulações das etapas de cadastramento e dos procedimentos doação. Pretende-se, após validação deste produto, anexá-lo a redes sociais com o propósito de disponibilizar informações quanto a dados estatísticos, cadastro e sobre os procedimentos de realização do transplante. As etapas metodológicas assim como a revisão de literatura estão em fase inicial de execução. Espera-se com este produto, que as informações vinculadas alcancem um grande número de pessoas e que este tema seja discutido pela população e em espaços formais e não formais de ensino, na tentativa de se alcançar um crescente número de doadores de medula óssea.

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Publicado

2018-08-17

Cómo citar

SILVA, L. T.; MEIRELLES, R. M. S. de; AGUIAR, F. A. Elaboração de atividades de ensino como estratégia para a captação de doadores de medula óssea. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 75, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2322. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2322. Acesso em: 14 nov. 2024.

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