Avaliação do perfil bioquímico, adiposidade corporal e níveis pressóricos de idosos pertencentes a um grupo de convivência de Volta Redonda- RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2287Palabras clave:
idosos, avaliação bioquímica, adiposidade, pressão arterialResumen
O IBGE em 2010 apontou que no Brasil possui 18 milhões de idosos, que representa 12% da população brasileira. Na cidade de Volta Redonda, a população idosa alcança 257.803 habitantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil lipídico, a glicemia de jejum, a adiposidade corporal e a pressão arterial de um grupo de idosos de Volta Redonda- RJ. O perfil bioquímico foi avaliado a partir das dosagens das concentrações de glicose e perfil lipídico através do método enzimático-colorimétrico. A avaliação de LDL-colesterol foi calculada através da equação de Friedewald. Na avaliação da adiposidade corporal utilizou-se a bioimpedância elétrica tetrapolar. Para a avaliação e classificação da pressão arterial utilizou-se os parâmetros propostos pela VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2010). Participaram do estudo 84 voluntários, sendo 14 homens e 70 mulheres. Foi observado predomínio de idosos com idade entre 60-69 anos (62%). Foram encontrados os seguintes valores médios para o perfil bioquímico: glicose 95,16±17,78, triglicerídeos 151,98±55,97, HDL colesterol 44,36±13,16, LDL 106,33±45,5 e colesterol total 210,39±51,15. Os valores médios encontrados para glicose. Quanto ao estado nutricional 4,8% apresentaram magreza, 51,7% eutrofia e 38,1% sobrepeso, já na adiposidade corporal encontramos prevalência de complicações metabólicas associadas à obesidade (72%), seguido de escores acima da média (26%) e na média (2%). Na avaliação dos níveis pressóricos, encontrou-se um maior número de indivíduos classificados como limítrofe (132x81±11,1mmHg). Concluiu-se que a amostra apresenta fatores de risco cardiovasculares e que avaliação da adiposidade corporal foi mais sensível para diagnosticar complicações metabólicas associadas à obesidade do que o IMC corroborando com outros estudos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.