Estudo das ocorrências do defeito “build-up” aplicando a metodologia DMAIC – Six sigma
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20esp.213Palabras clave:
Perfil transversal de laminação, build-up, DMAIC Six-Sigma.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo principal entender as causas das descontinuidades no perfil transversal (Build-up) das tiras laminadas e como minimizá-las. Este tipo de defeito ocorre principalmente em materiais de espessura fina. Com o passar dos anos, esse defeito esteve sendo confundido com defeitos de planicidade e forma, gerado a partir do processo de laminação de aços planos. A partir de uma análise de processo utilizando conceitos e princípios da metodologia DMAIC Six Sigma, a partir do Laminador de Tiras a Quente (LTQ), seguiu-se todo o processo de laminação a frio e linha de galvanização buscando identificar na sequencia a origem dos problemas. A Metodologia DMAIC Six Sigma é aplicada na condução de projetos Seis Sigma, com ênfase ao planejamento de projeto, o que auxilia na melhoria de processos existentes e pode ser aplicada em contextos industriais e outros.
Descargas
Citas
ARAUJO, Luiz Antônio de. Manual de Siderurgia. São Paulo, Arte & Ciência, 1997. v.1.
ARAUJO, Luiz Antônio de. Manual de Siderurgia. São Paulo, Arte & Ciência, 1997. v.2.
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos / logística empresarial. Porto Alegre, 2007. 5. ed.
CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total no estilo japonês, São Paulo, Bloch, 1992, 2. ed.
CARVALHO, Wailton de, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade – Lean Six Sigma, Universidade de Taubaté, 2008.
GAMA, Maria Cecília Fontainha de Almeida. Sávio Gama: Fatos que contam a sua história / Maria Cecília Fontainha de Almeida Gama – Volta Redonda, FOA, 2013; p. 132.
MARTINS, Leandro Oliveira, Introdução ao Processo de Laminação de Aços Planos. Curso de Laminação aplicado em 2001 na CSN.
SANTOS, Marcello S., Apostila Ferramentas para Gerenciamento de Projetos, Curso de Administração UNIFOA, 2012.
SEMINÁRIO DE LAMINAÇÃO, 40º, Processos e produtos laminados e revestidos. Vitória ES: ABM – Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2003.
SEMINÁRIO DE LAMINAÇÃO, 39º, Processos e produtos laminados e revestidos. Ouro Preto MG: ABM – Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2002.
SLACK, Nigel; Stuart Chambers, Robert Johnston; tradução Henrique Luiz Corrêa. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
WERKEMA, C., Lean Seis Sigma: Introdução às Ferramentas do Lean Manufacturing, São Paulo, Elsevier, 2012.
WISNER, Alain. Por dentro do trabalho; ergonomia: método & técnica. São Paulo, FTD / Oboré, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.