Estágio supervisionado no curso de licenciatura em educação física do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA: um relato de experiência
Palabras clave:
Educação física, educação infantil, estágioResumen
O presente estudo objetiva promover um relato acerca da prática pedagógica em ambientes escolares, especificamente no que se refere à Educação Corporal, a partir das experiências vividas no decorrer do Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar. Além disso, pretendemos compreender os fundamentos teóricometodológicos do ensino de Educação Física em ambientes escolares, bem como suas contribuições no planejamento pedagógico, além de avaliar e sistematizar a produção da prática pedagógica desenvolvida no campo de intervenção. Para a realização deste estudo, a metodologia empregada baseou-se num estudo de caso observacional, utilizando como técnica de coleta de dados a observação
participante. O Estágio Supervisionado apresentado neste trabalho tem como campo de intervenção comum o Colégio Macedo Soares, instituição particular localizada no município de Volta Redonda – RJ. Esta associação deve-se não apenas ao programa de convênio com instituições educacionais que o UniFOA mantém, mas também à receptividade que o Colégio Macedo Soares apresenta aos graduandos que o procuram em busca de oportunidades de estágio. O estudo de caso demonstrou o quanto é importante o comprometimento do estagiário na relação com os professores, funcionários e alunos da instituição interveniente. A troca de idéias e experiências, além de estabelecer um maior entendimento acerca da filosofia da escola, permite também uma maior proximidade com os problemas ocorridos no cotidiano escolar, bem como suas possíveis soluções.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.