Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a educação física Attention deficit and hyperactivity disorder and physical education
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n15.1046Palabras clave:
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder Learning Disabilities Inclusive Education Physical EducationResumen
O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre e a intervenção do professor de Educação Física com alunos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), reunindo alguns dos principais autores sobre o assunto. O objetivo é compilar informações relevantes sobre o conceito de TDAH, a influência negativa que o transtorno traz no desempenho de crianças em idade escolar e os benefícios da atuação do professor de Educação Física no processo de aprendizagem desses alunos. O TDAH é uma doença caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade e está presente em 5% das crianças no mundo. O diagnóstico é essencialmente clínico e cerca de 30% a 50% dos casos apresentam comorbidades, o que dificulta a avaliação, assim como o tratamento. É fundamental que profissionais de Educação Física tenham cada vez mais informações sobre o TDAH, pois quanto maior o conhecimento, melhores serão as estratégias utilizadas com essas crianças.Descargas
Citas
BARBOSA, A.G.A.; BARBOSA G.A. ;AMORIM G.G. Hiperatividade conhecendo sua realidade. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2005. 124 p.
BENCZIK, E.B.P. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização diagnóstica e terapêutica: um guia de orientação para profissionais. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2000. 110 p.
BETTI, M. Educação Física e Sociedade. São Paulo. Editora Movimento, 1991. 184 p.
CIASCA, S.M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2003. 220 p.
CONDEMARÍM, M et al. Transtorno do Déficit de Atenção: estratégias para diagnóstico e a intervenção psicoeducativa. São Paulo, Editora Planeta do Brasil, 2006, 254 p.
CYPEL, S. Défict de Atenção e Hiperatividade e as Funções Executivas. 3º ed. São Paulo. Lemos Editorial, 2007. 135 p.
FONTANA, R.S. et al. Prevalência de TDAH em quatro escolas públicas brasileiras. Arq Neuropsiquiatria 65(1): 134 -137, 2007.
FIGUEIREDO, Z.C.C. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Rev. Movimento. Porto Alegre v. 10, n. 1 p.89 - 111, jan./abr, 2004
FREIRE, J.B. Educação como Prática Corporal. São Paulo. Editora Scipione, 2003. 183 p.
GOMES, M. et al. Conhecimento sobre Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade no Brasil. J Bras Psiquiatria 56(2): 94 -101, 2007.
LAVOURA, T.N. et al. Educação Física Escolar:conhecimentos necessários para a prática pedagógica. Rev. Da Educação Física/UEM . Maringá, v. 17, n. 2, p.203 - 209, jul./dez, 2006.
MOREIRA, S.C.; BARRETO, M.A.M. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: conhecendo para intervir. Revista Práxis, Volta Redonda, RJ, ano 1, n.2, p.65-70, agosto 2009.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. 96 p.
PEREIRA, H.S. et al. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): aspectos relacionados à comorbidade com distúrbios da atividade motora. Rev. Bras. Saúde Matern. Infantil. 5(4): 391- 402, out./dez, 2005.
PHELAN, T. W. TDA/TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo. M. Books do Brasil Editora Ltda, 2005, 246 p.
POETA, L.S. ; NETO F.R.. Intervenção motora em uma criança com transtorno do déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH). Revista Digital Efdesportes, Buenos Aires, outubro de 2005 – acesso dia 18/11/2009.
ROHDE, L. A.; MATTOS, P. e cols. Princípios e Práticas em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porto Alegre. Artmed, 2003, 236 p.
ROHDE, L. A. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porto Alegre. Artmed, 2008, 90 p.
SANTOS, A.S. ; et al. Estudo da coordenação motora fina em criança com transtorno do déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH). Movimentum - Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, fev/jul de 2009 www.unilestemg.br/movimentum acesso dia 18/09/2009.
SUZUKI, S; et al O equilíbrio estático em crianças em idade escolar com TDAH. Fisioterapia e Movimento, Curitiba, p.49-54 jul/set, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.